Mudança linguística
Contra a mudança da linguística não há nada que se possa fazer: ela é inevitável e é da própria natureza das línguas, tal como a mudança é da natureza de tudo o que existe na sociedade, no mundo e no universo. Em vez de lutar contra ela – o que é sempre uma guerra perdida de antemão –, mais vale buscar formas de convívio sadio e tranquilo com ela. [...] Não há nada que se possa fazer contra a mudança linguística porque ela é impulsionada pelos próprios falantes. É no mínimo irônico ver a tradição purista tentando vencer o invencível: o processamento sociocognitivo da língua por seus próprios falantes nativos, incluídos os puristas!
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 27.
De acordo com a leitura do texto e seus estudos sobre variações linguísticas, é correto afirmar que o texto
(A)
faz referência aos estudos de variação linguística, pois afirma que elas não só estão presentes na linguagem, como são inevitáveis.
(B)
aborda a mudança linguística, que é um fenômeno diferente da variação linguística.
(C)
sugere que as mudanças na língua são propositais, visto que são impulsionadas pelos próprios falantes.
(D)
argumenta que os puristas são capazes de retardar as mudanças linguísticas, mas não impedi-las.
(E)
afirma que, ainda que haja mudanças linguísticas impulsionadas pelos próprios falantes, a sociedade tem o dever de evitá-las.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa correta é a letra C: sugere que as mudanças na língua são propositais, visto que são impulsionadas pelos próprios falantes.
O autor reflete sobre as mudanças da língua, que acompanham a sociedade, que ao invés das pessoas irem contra as mudanças, devem se adaptar ao novo fato.
O autor sugere que as variações da língua ocorrem de maneira proposital, pois são os falantes que a alteram.
Portanto os indivíduos devem enxergar a mudança na língua como algo natural, visto que vai acompanhando as alterações na sociedade. As pessoas devem se adaptar.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás