O fragmento a seguir aborda o desenvolvimento urbano na Antiguidade.
No Egito e na Mesopotâmia havia, portanto, condições potenciais altamente favoráveis à agricultura, condições essas, entretanto, que precisavam ser aproveitadas com um trabalho sistemático, organizado e de grande envergadura.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2016. p. 60.
De acordo com o texto,
A
as primeiras civilizações desenvolveram-se no interior do continente africano e asiático sem a participação do trabalho sistemático e coletivo.
B
as condições climáticas foram o único fator determinante para o desenvolvimento das primeiras civilizações.
C
o surgimento das primeiras civilizações poderia ter ocorrido em qualquer lugar do mundo, uma vez que dependia apenas da intervenção humana.
D
as primeiras civilizações desenvolveram-se em locais onde se podiam praticar a agricultura e o trabalho coletivo para aproveitamento das cheias dos rios.
E
as cheias dos rios que banhavam o Egito e a Mesopotâmia eram completamente irregulares, não sendo possível praticar a agricultura.
Respostas
Letra D: As primeiras civilizações desenvolveram-se em locais onde se podiam praticar a agricultura e o trabalho coletivo para aproveitamento das cheias dos rios.
É correta a alternativa D, tendo as primeiras civilizações surgido em regiões onde era possível a prática da agricultura em larga escala com o relativo baixo grau de desenvolvimento tecnológico que havia então.
Antes disto os nossos antepassados eram nômades, tendo como base econômica o extrativismo vegetal e animal e mudando-se de tempos em tempos, quando os recursos se tornavam escassos. Ao começar a praticar a agricultura passaram a conseguir produzir alimentos em larga escala sem precisar se mudar, o que permitiu o crescimento da população e o desenvolvimento de uma série de tecnologias, como a irrigação, a alvenaria, a escrita e as formas mais sofisticadas de governo.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15185028