Respostas
Resposta:
É bem comum que, em discussões com psicólogos evolucionistas e com biólogos, os linguistas sejam taxados de anti-evolucionistas por acreditar que humanos são especiais e que os primatas não-humanos não possuem linguagem. Esse post vem tratar desse assunto e mostrar que, na grande maioria das vezes, essa afirmação não passa de ruído terminológico (o que não quer dizer que a discussão não é válida, como veremos nos próximos posts).
É normal que as pessoas tenham uma noção geral de alguns conceitos no dia a dia e essas mesmas palavras sejam usadas com um significado mais específico em pesquisas científicas. Também é relativamente comum que diferentes áreas usem o mesmo termo com significados diferentes. Um exemplo é o conceito de calor, que usamos nos dias de verão ou quando encontramos alguém muito querido e o abraçamos (calor humano). Porém, em termodinâmica, o conceito de calor é basicamente a troca de energia térmica, independente de temperatura.
Então é errado usar o termo calor como usamos em conversas cotidianas? Não! O que é errado é tentar entender termodinâmica usando esse conceito.
Explicação: