• Matéria: Pedagogia
  • Autor: alicewanzeler4
  • Perguntado 7 anos atrás

Atividade
1- Na página 39 o texto ressalta que - O desenvolvimento é um processo contínuo e complexo, no qual as aprendizagens vão se agregando numa rede de significações, sendo, portanto, preciso pensar em alianças. “Um dos elos entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental talvez seja um projeto de formação humana, formação para emancipação das crianças e dos adultos que nesses espaços atuam” (SOUZA, 2008, p. 27). A partir dessa apresentação o que você compreende quando é colocado que a aprendizagem se agrega em redes de significações, alianças, no processo de formação humana? Diga seu entendimento a respeito desse contexto de discussão.

2- A partir dos trechos apresentados abaixo, qual seu ponto de vista com relação ao processo de avaliação a cerca do que vem sendo discutido no texto base da disciplina?

Segundo artigo 31, da seção II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de dezembro de 1996, “[...] a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. (pg. 40)

[...] de acordo com as orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a avaliação deve ter como foco a criança, e não o grupo, ou seja, o professor precisa perceber os progressos individuais, verificar quais aprendizagens foram conquistadas durante certo período de tempo por uma determinada criança. (pg. 41)

[...] a função da avaliação não deve ser punir, selecionar, reter ou excluir, mas auxiliar a criança na conquista de aprendizagens. Para tanto, o professor precisa observar e registrar atentamente o cotidiano, as ações das crianças, tendo sempre à mão materiais para esse fim. (pg. 41)

3- De acordo com o texto estudado qual sua inferência quando falamos da ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, que por sua vez tem a função de socializar e construir conhecimentos para a formação humana, formação para emancipação das crianças, jovens e adultos que nesses espaços são também protagonistas em processo de construção e socialização de conhecimento.

4- Na página 51 da Unidade II do nosso material de estudo, o que você conclui a partir dessa colocação dos autores? - “Defendemos aqui a ideia de que a criança é capaz de construir seus conhecimentos, sendo o professor um mediador. Para assumir essas concepções é preciso dar a ela “espaço no espaço”, permitir que tenha acesso aos materiais para utilizá-los com autonomia, promover a oportunidade de escolher o que quiser fazer, de tomar iniciativas em relação às suas atividades, de produzir e ser, de fato, construtora de sua aprendizagem”.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

1. A aprendizagem se agrega em redes de significações porque está relacionada com o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A aprendizagem não é algo solto, é construída conforme o espaço.

2. O processo de avaliação deve ser trabalhada em um aspecto formativo, seu objetivo é orientar o aluno quanto ao seu trabalho escolar, identificando suas dificuldades e ajudando-os no processo de processos.

A avaliação não deve apresentar o certo ou errado, deve priorizar o protagonismo do aluno. O professor deve atuar como mediador do conhecimento.

Portanto esse profissional deve registrar a evolução do aluno, trabalhar com o método observacional, não apenas punir o aluno em certo ou errado.

3. A escola como um espaço de aprendizagem envolve não somente o aprendizado teórico, por meio de livros e apostilas, mas uma aprendizagem a partir da convivência com outros seres.

4. Isso quer dizer que o professor deve ser mediador do conhecimento e o aluno protagonista.

Significa que o aluno não deve ser somente ouvinte das aulas, mas de fato participar da construção do conhecimento.

Abraços!

Perguntas similares