Amazônia: Descreva as características principais e determinantes como a região, tipo de solo, clima, chuvas, fauna e flora, além dos problemas enfrentados na região
Respostas
Resposta:
- Clima
O clima da Amazônia é equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28ºC, umidade do ar pode ultrapassar os 80% e o índice pluviométrico varia entre 1.400 a 3.500 mm por ano.
- Relevo
O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos. Na maioria dos casos, não apresenta altitudes acima de 200 metros.
Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil, localiza-se no norte do estado do Amazonas, com altitude de 3.014 metros.
- Planície de inundação: Áreas periodicamente alagadas;
- Planalto amazônico: Altura máxima de 200 metros;
- Escudos cristalinos: Altitudes acima de 200 metros.
- Fauna
A floresta amazônica que abriga inúmeras espécies de animais, dos quais destacamos: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu, onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.
- Flora
A vegetação da Amazônia é densa e formada por árvores de grande porte. Algumas das árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira.
- Importância Ambiental
- Participa da regulação das chuvas em quase todo o Brasil;
- Influência o regime de chuvas na América do Sul;
- Representa a maior biodiversidade do planeta, sendo que muitas espécies ainda nem foram descobertas.
- Atua na regulação do clima mundial;
- Armazena bilhões de toneladas de carbono. As florestas desmatadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.
- Impacto Ambiental
- Queimadas;
- Garimpagem;
- Agro pastoreio;
- Desmatamento;
- Contrabando de plantas silvestres;
- Tráfico de animais;
- Disputa de terras;
- Assentamentos humanos;
- Caça e pesca ilegais;
- Falta de fiscalização.