• Matéria: ENEM
  • Autor: highschoolari2480
  • Perguntado 7 anos atrás

Em quais frascos ocorreu transformação química? Qual é o nome dado a essa randomE possível reverter as transformações químicas ocordas (o revertiveis)?Em alguma das amostras, voce observou se houve diferenca na quantidade dedos produtos? Aconteceu de forma instantanea?o que acontece se colocarmos as amostras na geladeira ou congelador?30°C7 Informação, temperatura otima de crescimento da levedura está entreo1. E. Lela o texto "Fermentação alcoólica na producho de etanol" que serãodo pelo professor, responda as questões propostas e socialize com seus colegasera disponeQuestões de análise do textoDe acordo com o​

Respostas

respondido por: brendaisis
31

A fermentação alcoólica na produção de etanol compreende processo realizado por microrganismos na ausência de oxigênio, onde diferentes reações bioquímicas provocadas por leveduras consomem os açúcares (glicose e frutose), transformando-os em etanol e gás carbônico.

O processo de fermentação alcoólica em questão ocorre em duas etapas, onde no primeiro passo, o piruvato sofre a descarboxilação e no segundo, o acetaldeído é enfim, reduzido a etanol.

respondido por: MarciaAguilar
190

a. A transformação química ocorreu nos frascos II (continha água + açúcar + fermento biológico), IV (continha caldo de cana + fermento biológico) e V (continha suco de uva integral + fermento biológico). A transformação ocorrida recebe o nome de fermentação, pois é possível observar a formação de bolhas (liberação de gás carbônico) e perceber o odor característico.

b. Não é possível reverter as transformações químicas ocorridas nos frascos II,  IV e V. Estes processos são exemplos de transformações irrevertíveis.

c. A diferença na quantidade de formação dos produtos foi observada no frasco IV, com caldo de cana e fermento biológico, dado que nele ocorreu maior formação de bolhas.

No entanto, a fermentação ocorreu nestes três frascos apresentados na primeira resposta devido à presença dos açúcares sacarose (C12H22O11), glicose (C6H12O6) e frutose (C6H12O6)  contida nas amostras, que através de uma enzima (zimase) presente na levedura, são transformados em etanol (C2H5OH) e gás carbônico (CO2). Ocorre que devido à cana apresentar maior concentração desses açúcares, consequentemente haverá maior formação de produtos, como o etanol.

A reação de fermentação não foi  instantânea (não se inicia em até 1 segundo).

d. Se as amostras forem colocadas na geladeira ou congelador, a velocidade da reação será alterada.

  • Na geladeira: Como a temperatura ótima de crescimento da levedura é entre 20 e 30°C e na geladeira a temperatura seria abaixo dos 20°C, o crescimento da levedura não seria favorecido, o que resultaria em uma reação lenta.
  • No congelador: Dado a temperatura ser abaixo de 0°C, a mistura presente na amostra irá se solidificar, interrompendo o processo de fermentação.
  • A 50°C: Dado estar acima da temperatura favorável ao  crescimento da levedura, a mesma poderá ser inativada, o que interromperia a fermentação.

Espero ter ajudado!


daisakb: Obrigado
thau03vic0305: muito obrigada
Perguntas similares