• Matéria: Administração
  • Autor: denise1997xavier
  • Perguntado 7 anos atrás

A empresa Dunkin Donuts, rede norte americana que nos EUA foca-se no comércio de rosquinhas e café. No Brasil, a proposta é apostar em café da manhã, concorrendo diretamente com Starbucks e padarias que oferecem o mesmo serviço. Esta situação é um claro exemplo de internacionalização e como esta decisão envolve muitos riscos para a empresa, entre eles a decisão de constituir uma infraestrutura local de TI para o gerenciamento das operações da empresa e este gerenciamento também pode ser feito de forma remota, através de sistemas de informação. Imagine o seguinte: você é o (a) executivo (a) responsável por decidir quais estratégias corporativas empregará para consolidar o processo de internacionalização da Dunkin Donuts e deve considerar dois aspectos.

1. Todos os riscos que a empresa está sujeita ao entrar em um mercado estrangeiro.
2. O negócio da empresa, ou seja, qual deve ser sua competência essencial. Assim, as melhores estratégias corporativas seriam:

A. A fusão com uma rival, porque pode buscar uma empresa nacional com mercado já estabelecido e custos menores sem a necessidade de comprometer seus ativos; o desenvolvimento interno do serviço de Ti porque a empresa melhorará sua competência na gestão das redes sociais.

B. A aquisição de uma rival, porque constitui ativos próprios da empresa, ou seja, lojas próprias; o desenvolvimento interno do serviço de TI porque é uma atividade bastante importante para a empresa.

C. A aliança estratégica do tipo franchising, porque divide com um ou mais parceiros os custos da entrada; o outsourcing do serviço de TI, já que se trata de uma empresa que comercializará alimentos.

D. A exportação das rosquinhas, porque desenvolve o negócio das rosquinhas no Brasil uma vez que o consumo de café já é consolidado; a terceirização do serviço de TI para que custos sejam reduzidos.

Respostas

respondido por: cahtakeuchi
9

Resposta:

Resp. C

Explicação:

respondido por: rainatalia
8

Resposta:

A aliança estratégica do tipo franchising, porque divide com um ou mais parceiros os custos da entrada; o outsourcing do serviço de TI, já que se trata de uma empresa que comercializará alimentos.

Explicação:

A aliança estratégica do tipo franchising, porque divide com um ou mais parceiros os custos da entrada; o outsourcing do serviço de TI, já que se trata de uma empresa que comercializará alimentos.

Perguntas similares