Os conflitos culturais, hoje e sempre, têm como causas principais as distinções culturais, desde aquelas que envolvem religião, linguagem e construções axiológicas. Tais diferenças levam as pessoas a um estágio de intolerância. Sendo assim, neste desafio, propomos a construção de um texto que procure estabelecer um diálogo que evidencie que a cultura é construída na história e assim, por vezes, os detentores do poder tomam para si o fio condutor criando uma espécie de ideologia que não permite às diferenças se manifestarem.
Para a realização deste desafio você deverá observar:
- a cultura como construção histórica;
- a relação do poder com a cultura.
Você poderá assistir ao filme A vila, de M. Night Shyamalan, para fundamentar a discussão acerca deste tema.
Respostas
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A cultura é aquilo que envolve o que o ser humano adquiriu em sua história, sejam conteúdos linguísticos, de vestimentas, maneira de se alimentar e se portar na presença dos outros. Nesse sentido, ocorre uma certa padronização das condutas, da maneira de se colocar perante a sociedade.
A cultura cria uma espécie de uniformização das posturas, dos atos e influencia as relações entre as pessoas, que, por sua vez, encontram-se mediadas exatamente pela cultura. Ela seria nossa segunda natureza, aquela que criamos para nos relacionar uns com os outros. Diferente dos animais, nós inventamos nossa cultura, e não apenas vivemos determinados naturalmente.
Exatamente por essa capacidade inventiva, de onde se origina nossa natureza, é que podemos questionar se a criação da cultura não poderia ser obra dos detentores de poderes, sejam eles estatais ou econômicos. Isso não poderia implicar em uma espécie de obrigação a determinadas práticas dentro da cultura? Em outras palavras, a cultura não poderia começar a ser usada como forma de manejar a sociedade? Como forma de manipular suas ações e hábitos?
São estas as principais questões a serem observadas, ou seja, os detentores dos poderes não poderiam ser os criadores do poder? O filme A vila mostra como o mal uso da construção cultural pode desembocar em uma tirania por parte de quem detém o poder. É nesse sentido que se mostra interessante perceber que a cultura é exatamente aquilo que distingue o ser humano e, por isso mesmo, deve ser pensada sempre, para que não se torne um monopólio e acabe por conflitar com a liberdade de cada indivíduo que compõe uma sociedade.
A história dos processos de colonialismo vão de encontro ao conceito de tolhimento certas manifestações culturais, pois os colonizadores geralmente impõem sua cultura sobre os colonizados.
Portanto, muitos conflitos culturais existentes na atualidade se delimitam sob os conceitos de cultura superior ou inferior, onde a inferior é vista muitas vezes como desnecessária, e seus seguidores seriam obrigados a se adaptar aos conceitos das culturas superiores ou viverem sob constante discriminação.
Portanto, sendo a cultura fruto da história, pode-se construir os conceitos desejados para designá-la em determinado patamar.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/35776759
Bons estudos!