• Matéria: História
  • Autor: jfadelneto
  • Perguntado 6 anos atrás

Em 2017 foi comemorado o Centenário da Revolução Russa. Como é comum no aniversário de datas históricas, essa foi uma oportunidade de novos debates sobre os eventos e seus legados.

Existem muitas maneiras de observar o que aconteceu. Foi apenas um ano, mas um ano muito longo. A forma de enxergar os fatos vai depender dos olhos e de como eles preferem vê-los. E foram muitas fases.

OSWALD, Vivian. Passado soviético assombra celebração de centenário da Revolução Russa. Agência RFI. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2018.

A Revolução Russa pode ser interpretada, um século depois dos eventos de 1917, como

(A)
o início de um período glorioso da história russa, mas marcado pelo autoritarismo.

(B)
o evento que libertou o povo russo e permitiu a construção de uma sociedade mais democrática.

(C)
um evento complexo, narrado de formas diversas conforme os interesses e ideologias políticas de cada um.

(D)
uma espécie de mito fundador da unidade nacional russa, através da valorização da mobilização popular.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa C, já que ela representa, a depender das orientações políticas de quem a observa, ou uma grande vitória popular contra um sistema econômico opressivo ou a imposição de um modelo tirânico de um pequeno grupo sobre as massas russas.

De qualquer modo, é inegável que a Revolução Russa ecoou em todo o mundo, tendo influenciado a política local e a política mundial depois dela. Em especial com o fim da Segunda Guerra Mundial, período no qual a União Soviética expandiu a sua influência econômica e política, quando marcou a ascensão da possibilidade do socialismo soviético se tornar um modelo político global.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/17902824

Anexos:
Perguntas similares