• Matéria: História
  • Autor: luisgama604
  • Perguntado 6 anos atrás

As circunstâncias históricas portuguesas que antecederam o período minerador do Brasil nos ajudar a explicar a mudança na política de controle sobre as atividades econômicas da colônia. Dentre essas circunstâncias destacamos o fim da União ibérica, ocorrido em 1640. A partir dessa constatação, estabaleça a relação entre o fim do domínio espanhol sobre portugal e a criação do Conselho ultramarino, da companhia Geral do Comércio do estado do Brasil e do cargo de Juiz de Fora

Respostas

respondido por: Jecone
40

Os portugueses perderam muito do seu comércio colonial com o período de dominação espanhola, diante da necessidade de aumentar os recursos criaram o Conselho Ultramarino, que era responsável pela administração colonial e aumentou a autoridade dos governadores- gerais e diminuiu o poder dos que controlavam as capitanias.

Com a centralização administrativa levou os governos portugueses a entregar o comércio dos produtos coloniais a particulares ou a companhias, que fez surgir a Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil, que passaram a ter exclusividade sobre as relações comerciais da região.

O cargo de juiz de fora, assumiu a função dos homens bons, que eram presidentes das Câmaras, juízes de fora eram nomeados pelo Conselho Ultramarino.

Perguntas similares