Leia atentamente o texto:
"Embora se publiquem ainda muitas obras de cunho religioso, é o romance que marcará a literatura inglesa do século XIX. A poesia [...] não produzirá obras marcantes.
É difícil dizer com segurança como foi que o romance suplantou a poesia e passou a ocupar o papel predominante na cena literária. Certamente, as condições históricas desempenharam seu papel: como que Lukács, o romance é o épico da burguesia, e a era vitoriana é burguesa por excelência.
Também burguês é o gosto literário predominante: os leitores querem histórias sobre a vida de todos os dias, sobre um mundo que eles reconheçam e que não lhes incomode demais a consciência. Sobretudo, não querem obras que lhes firam a decência.
É surpreendente que nesse quadro de restrições morais tenham aparecido grandes romancistas, capazes de criar uma arte tão popular, em termos relativos, quanto o drama elisabetano e, também como este, uma arte capaz de transcender a época."
(CEVASCO, Maria Elisa; SIQUEIRA, Valter Lellis. Rumos da literatura inglesa. São Pauloa: Ática, 1985, p. 54.)
Tendo lido o texto, atente-se para as afirmações:
I) Não se sabe como o gênero romance tomou o lugar dos outros gêneros mais antigos, mas isso aconteceu durante o século XIX.
II) O gênero romance surgiu como o fiel retrato da vida cotidiana da burguesia, dos costumes a acontecimentos corriqueiros e próximos à realidade do dia a dia.
III) O romance surgiu como um gênero mais raso do que os demais, pois a burguesia não tinha cultura suficiente para ler versos.
IV) A transgressão moral, de acordo com o texto, foi o impulso que dominou as obras literárias produzidas durante o Romantismo inglês.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e IV, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
II e IV, apenas.
e)
I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
12
A letra E é a resposta certa tá ok
tania2019:
obrigada.
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
LETRA E É A CORRETA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás