Respostas
Resposta:
O conhecimento mítico é uma modalidade de conhecimento que se baseia na intuição e nasce da necessidade do homem de situar-se no mundo, de compreender e explicar suas ações e os fenômenos.
Foi a primeira forma de explicação sobre as coisas e era fantasiosa, não crítica e não passível de investigação científica ou de qualquer tipo de racionalidade.
Explicação:
A palavra mito quer dizer narrar, contar, dizer, mas também pode significar uma fábula, alguma coisa que pode ser contada para explicar a origem de um povo e de alguns fenômenos da natureza.
O homem encontra no mito a explicação da cosmogonia, ou seja, a origem do universo e a origem dos deuses.
No senso comum o mito quer dizer mentira, porém filosoficamente o mito é uma narrativa, que tem como objetivo explicar através da subjetividade o conhecimento sobre as coisas.
Na Grécia antiga, havia a mitologia, onde os gregos contavam as histórias através dos deuses como Zeus, Poseidon, uma série de outros.
Quem narrava os mitos eram os bardos ou aedos, que contavam tudo em forma de versos e poesias. Eles apareciam principalmente nas festas e eram inquestionáveis pois eram os portadores da tradição oral.
Uma das funções do mito é tranquilizar e acomodar o homem diante de um mundo assustador, pois por mais que a explicação seja absurda, uma vez que os fenômenos estão explicados, o homem se tranquiliza.
Outra função é fixar os modelos exemplares de todas as funções e atividades humanas. Esses modelos estariam fazendo um papel prático para essas explicações. Como Poseidon que toma conta dos mares.
Resp O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas
Explicação:ou seja o mítico é aquele que é conhecido
através de um relato fabuloso, com alegorias.