• Matéria: Geografia
  • Autor: aikoakane66
  • Perguntado 7 anos atrás

Desde a chegada dos pesquisadores franceses que fundaram a metodologia científica das universidades brasileiras, a classificação de relevo sofreu mudanças, apresentando alterações na maneira de nomear as unidades de relevo do país. Assim, surgiram as classificações de Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab’Saber e, atualmente, a classificação de Jurandyr Ross.

[Jurandyr] Ross afirma que os problemas que impedem o bom entendimento do conhecimento do relevo brasileiro quase sempre são decorrentes da grande extensão do território brasileiro, da fraca atividade de pesquisa básica e inclusive da complexidade dos padrões de forma que o relevo brasileiro apresenta [...].

FRERES, Nilza Aparecida. Considerações sobre o artigo: “Relevo brasileiro – uma nova proposta de classificação". Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018

A classificação de Jurandyr Ross diferenciou-se das anteriores em virtude da

(A)
ampliação das áreas de planície, principalmente no litoral brasileiro.

(B)
expansão das áreas de planalto, dividindo o planalto meridional em cinco províncias.

(C)
fragmentação de várias províncias geológicas, entre elas a amazônica.

(D)
redução no número de nomenclaturas de relevo em planaltos antigos e planícies sedimentares.

Respostas

respondido por: evangelistssd
16

Resposta:

Letra C

Explicação:

Tá certo

respondido por: Matheusieti
4

A alternativa C está correta.

Dentre os estudos sobre as divisões das províncias geológicas também foram introduzidos estudos sobre os combustíveis fósseis nesses espaços que tem total relação com o tipo de relevo de cada região.

Trazendo para uma perspectiva atual o conceito de território presente na constituição Brasileira a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel do Estados, Distrito Federal e Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição Federal e distribuídos em uma grande extensão territorial, sendo sua área de 8.547.403 km2.

Este conceito esta baseado na geografia contemporânea, onde os espaços sobre o qual se desenvolvem as relações sociais próprias da vida do Estado são uma porção da superfície terrestre, projetada desde o subsolo até o espaço aéreo. 

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20326266

Anexos:
Perguntas similares