Respostas
Apesar de assustar conservadores, a Revolução Russa, devido ao seu sucesso, entusiasmou movimentos operários e anarquistas no Brasil e chegou a ser saudada durante comícios da greve em Porto Alegre. Inicialmente, diante da falta de informações sobre os acontecimentos na Rússia, o levante distante causou a união das correntes de esquerda brasileiras.
O primeiro partido comunista brasileiro foi formado em 1919, integrado por anarquistas e comunistas. A partir do início da década de 1920, essas correntes começaram a se distanciar, e os anarquistas passaram a ver de forma mais crítica os acontecimentos na Rússia, marcados pela repressão e centralização do poder.
Após o distanciamento do anarquismo, em 1922, foi fundado no país um partido comunista nos padrões europeus. Durante grande parte de sua história, a legenda agiu na ilegalidade, devido a proibições impostas por governos federais. Nos períodos de legalidade, o partido, no entanto, nunca conquistou peso político suficiente para chegar ao poder.
Sua maior conquista eleitoral ocorreu nas eleições de 1945 e 1946, quando conseguiu eleger senador, deputados e vereadores. Já a tentativa de insurreição de 1935, a Intentona Comunista – comandada por Luís Carlos Prestes contra o governo Getúlio Vargas – nasceu fadada ao fracasso.
Diferente do que argumentaram conservadores e militares para justificar o golpe em 1964, o Brasil nunca esteve perto de se tornar um país socialista, afirmam historiadores.
"Embora João Goulart tenha feito uma aproximação maior com as forças de esquerda, que estavam pressionando para a realização de reformas, sobretudo a agrária, as reformas propostas eram essencialmente capitalistas", destaca a historiadora Edilene Toledo.
O historiador Claudio Batalha pondera que o medo do comunismo no período não estava mais relacionado à distante Revolução Russa, mas era mais um impacto da Guerra Fria, agravado pela Revolução Cubana, que culminou com a tomada do poder pelos rebeldes liderados por Fidel Castro e a implementação do regime socialista na ilha.