O surgimento do Absolutismo se deu com a unificação dos Estados nacionais na Europa ocidental no início da Idade Moderna, e foi realizado com a centralização de territórios, criação de burocracias, ou seja, centralização do poder nas mãos dos soberanos. Essa centralização aconteceu, no entanto, após uma série de conflitos específicos. Durante a Idade Média, os monarcas feudais dividiam o poder com os grandes senhores de terras, mas com a formação dos Estados nacionais iniciou-se um processo de diminuição do poder desses senhores.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 11.
É correto afirmar que no Absolutismo
(A)
o rei, apesar da concentração de poderes oriundos da formação de um exército, deve obediência ao papa.
(B)
o rei detém o monopólio da violência, cobrança de impostos, elaboração de leis e centralização do poder.
(C)
o rei abre mão de parte da sua autoridade e a concede para a burguesia em troca de financiamento para manutenção do Estado.
(D)
surgiu uma burocracia de Estado que promoveu racionalidade administrativa e descentralização do poder.
(E)
ocorreu a fragmentação territorial sob o governo monárquico que estabelece alianças com a burguesia para facilitar o comércio.
Respostas
respondido por:
4
É correta a alternativa B, tendo sido o Absolutismo a concentração de amplos poderes políticos sob o controle de um pequeno grupo político (o Rei e seus conselheiros mais próximos) que definiu a política europeia na Idade Moderna.
Culturalmente, este sistema era baseado em um acordo estabelecido entre a Nobreza, o Clero e a Alta Burguesia, tendo sido construído por meio da derrota dos antigos senhores feudais que se recusaram a aceitar o novo modelo político.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás