Alguns elementos químicos e seus íons podem indicar se um determinado lugar tem ou não a ação do homem e assim concluir se é poluído. É o caso, por exemplo, dos ânions nitrato e fosfato e dos cátions potássio, cálcio e magnésio. Estes são encontrados em fertilizantes, corretores de acidez do solo e ainda em efluentes residenciais, o chamado esgoto doméstico, composto por água do banho, restos de comida, águas de lavagem e resíduos contendo ureia.
Sabendo das características do potássio (19K+) e do cálcio (20Ca+2) e que o primeiro tem 20 nêutrons, enquanto que o segundo apresenta 21 nêutrons, conclui-se que eles são
(A)
isoeletrônicos.
(B)
isoatômicos.
(C)
isóbaros.
(D)
isótonos.
(E)
isótopos.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Quando os íons ou átomos apresentam o mesmo número de elétrons são chamados de Isoeletrônicos. (PÁG. 48 - LD )
(19K+) - 19 é o número de elétrons. O + significa que ouve a perda de um elétron, então agora restando 18.
(20Ca+2) - Ouve a perda de 2 elétrons, então restam 18.
Como o número de elétrons dos dois casos são iguais, podem ser classificados como Isoeletrônicos.
Eles são isoeletrônicos (Alternativa A).
O número atômico de um átomo esta relacionado ao número de prótons presente no núcleo do mesmo, sendo que quando o mesmo esta neutro, o número de elétrons é igual a esse valor.
Assim, o potássio, cujo número atômico é 19, possui 19 prótons e quando neutro, 19 elétrons. Porém ele forma o íon com carga 1+, assim perde 1 elétron ficando com 19 prótons, 20 nêutrons e 18 elétrons.
O cálcio, cujo número atômico é 20, possui 20 prótons e quando neutro, 20 elétrons. Porém ele forma o íon com carga 2+, assim perde 2 elétrons ficando com 20 prótons, 21 nêutrons e 18 elétrons.
Logo, eles possuem o mesmo número de elétrons, sendo classificados então como isoeletrônicos.
Espero ter ajudado!