4) Os estudos sobre Administração Escolar eram, até a década de 60, voltados a resolver os problemas da escola pensando nas ações administrativas e burocráticas. Lourenço Filho (1963) representa uma ruptura a essa ideia, ao enfatizar na sua obra que: A união entre burocracia e gestão democrática, no sentido de avançar nas discussões da administração escolar, entendendo que, apesar das limitações, elas podem contribuir para uma educação de qualidade. O reconhecimento da importância da função administrativa do diretor precisa ser enfatizado, elencando que questões atinentes à política podem ser, nesse contexto, desconsideradas. Enfrentamento da análise da administração escolar observando a importância da burocracia, entendendo que através dela não se resolviam todos os problemas da escola, mas quase todos. Ele busca a superação de uma análise burocrática para a proposição de uma reflexão da escola através de um sistema social, com planejamento, estrutura burocrática e controle da dinâmica organizacional. 5) O movimento educacional da década de 1950 retomou ideias originárias da Escola Nova. Um dos grandes educadores e autores da época era Anísio Teixeira. Sobre o perfil da sua obra, afirma-se que: Sua obra é pouco aplicável atualmente. O autor é caracterizado pela sua contemporaneidade. Seus trabalhos são de renome na Bahia, onde foi secretário de educação. Anísio contribuiu para as teorias cognitivas, mas não contribuiu para a administração escolar. 6) Anísio Teixeira era um defensor da democracia. Uma de suas grandes críticas era voltada ao autoritarismo. O perfil prescritivo de sua obra focaliza três temáticas: A administração escolar como um ramo da administração empresarial; a administração escolar como tarefa a ser executada por um colegiado; e a democratização da escola. A aproximação entre administração empresarial e administração escolar; a administração escolar como tarefa a ser executada por um político; e a democratização do ensino. A diferença entre a administração empresarial e a administração escolar; a administração escolar como tarefa a ser executada por um educador ou professor; e a democratização da escola; A diferença entre administração racional e administração legal; a gestão da escola como tarefa a ser executada por um professor; e a democratização do ensino.
Respostas
Resposta:
4 - Ele busca a superação de uma análise burocrática para a proposição de uma reflexão da escola através de um sistema social, com planejamento, estrutura burocrática e controle da dinâmica organizacional.
5 - O autor é caracterizado pela sua contemporaneidade.
6 - A diferença entre a administração empresarial e a administração escolar; a administração escolar como tarefa a ser executada por um educador ou professor; e a democratização da escola;
Explicação:
Dentro de uma administração escolar, é necessário que haja uma boa organização para que se tenha bons resultados do que se foi planejado.
Administração escolar
Assim como toda empresa é necessário que uma escola se tenha uma boa gestão, pois somente assim ela conseguirá atingir os resultados da maneira que foi planejada. Esse tipo de administração exige que haja mais cuidados com a parte burocrática, visto que está mexendo com a educação de centenas de pessoas.
4- Podemos afirmar que o diretor busca superar uma análise burocrática planejando o controle da dinâmica organizacional. Ou seja, ele tenta de algum modo fazer com que sejam atraídos mais alunos, para que mais estudantes sejam alcançados pela educação de sua escola.
5- O autor citado no texto é marcado e ser destacado por sua contemporaneidade.
6- A diferença básica entre eles é que um precisa conhecer como funciona as normas de uma escola, pois do contrário não conseguira fazer uma gestão correta.
Para saber mais sobre administração escolar, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/16396818