Escreva três mudanças provocadas pela agricultura que influenciaram a formação do homem como ser social;
ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!
Respostas
Resposta:
Redução das crises alimentares: agora era menos provável que faltassem alimentos, dado que a produção era própria, estes indivíduos poderiam obter maior quantidade e qualidade de comida.
Residência fixa: os grupos humanos passaram a fixar-se em lugares por mais tempo, o que aumentou o tempo para uma série de atividades, reduziu chances de ataques de predadores e ampliou o senso de comunidade.
Aumento da população: o fornecimento garantido de alimentos, permitiu o crescimento populacional, o que favoreceu a ampliação dos grupos humanos e das comunidades.
Resposta:
Com a descoberta da semente e o surgimento da agricultura, foi possível surgir uma socialização da riqueza provocada pela produção de excedentes que antes era inexistente no paleolítico para as tribos. A produção de excedentes provocada pela agricultura também proporcionou as tribos o ócio, ou seja, tempo livre, que resultou em um melhor desenvolvimento da arte e artesanato além de proporcionar o inicio da pecuária. É importante destacar que mesmo com o surgimento da agricultura e da pecuária, as tribos não se tornaram imediatamente sedentárias, embora seja possível observar que a necessidade de estar migrando de um local para o outro foi bastante reduzida e que, portanto o período neolítico também marca o inicio da sedentarizarão.
A socialização da riqueza proporcionada pela produção de excedentes fez com que fosse possível auxiliar os doentes e idosos das tribos, assim como também proporcionou um melhor auxílio às gestantes e as crianças, gerando uma grande melhora na saúde social. Com a melhora da saúde social ocorreu um aumento da fertilidade e um melhor aproveitamento da sabedoria e conhecimento dos idosos, resultando em uma melhor transmissão da inteligência.
A produção de excedentes também proporcionou o ócio, com o tempo livre foi possível que ocorresse a separação da arte e do artesanato. Com o tempo livre foi possível atribuir aspectos artísticos aos utensílios de maneira mais trabalhada, assim como a criação de enfeites sem a necessidade de que eles fossem propícios para as atividades no trabalho.
Explicação: