1. Observe ao lado a imagem de um experimento realizado pelos alunos de uma escola e responda:
a) O que pode ter acontecido com a lâmpada que não está com luminosidade?
b) Quais são os componentes deste circuito elétrico?
c) Você saberia dizer qual tipo de circuito foi montado?
Respostas
Na imagem, podemos observar um circuito elétrico onde há 3 lâmpadas, sendo que uma não está acesa. Vamos responder às perguntas:
a) Como podemos perceber, a terceira lâmpada está apagada. Isso significa que ela provavelmente está queimada.
Vamos entender isso melhor:
- Como uma lâmpada funciona?
As lâmpadas possuem um fino fio de tungstênio pelo qual a corrente elétrica passa, emitindo a luz que vemos e, ao mesmo tempo, esquentando a lâmpada. Essa última consequência se deve ao efeito joule.
- O que é efeito joule?
Basicamente, quando há corrente elétrica passando por um resistor, a energia elétrica é convertida em energia térmica. Parte da energia é dissipada na forma de calor.
- O que é um resistor?
É um dos componentes dos circuitos que transforma energia elétrica em energia térmica por efeito joule. Podem ser associados em série ou em paralelo com outros resistores. A lâmpada é um exemplo de resistor.
- Qual a relação disso com o fato de a lâmpada queimar?
Com o tempo, o filamento de tungstênio oxida-se e vai tornando-se mais frágil. Se em um dado momento esse fio não está mais em boas condições, ele se rompe ao acendermos a lâmpada, devido ao calor e à mudança brusca de temperatura.
=====================================================
b) Pela imagem, vemos que os componentes deste circuito são: um condutor (o fio elétrico pelo qual a corrente elétrica passa), uma fonte de energia (a bateria) e 3 resistores (as 3 lâmpadas).
c) Na foto, temos um circuito simples de corrente contínua.
Entenda:
- O que é um circuito simples?
É aquele onde há apenas uma corrente elétrica, que sai da fonte de energia e percorre um único caminho até voltar à mesma.
- O que é corrente contínua?
Um circuito de corrente contínua é aquele que possui fontes de tensão e correntes contínuas. Isso significa que eles não variam com o tempo.