Respostas
As alternativas são:
a) A introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no recôncavo Baiano.
b) A expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.
c) A incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.
d) A expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.
e) A expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.
É correta a alternativa E.
Durante o período da União Ibérica (1580 e 1640) havia o entendimento, por parte da Coroa Espanhola (que agora reinava sobre Portugal), de que o desenvolvimento colonial nas Américas deveria ser expandido.
A pecuária e o bandeirismo foram duas formas de fazer isto, já que o bandeirismo expandia os limites do território das colônias (por meio da escravização das tribos indígenas e do descobrimento de novos recursos explorados). Expulsar os franceses, coisa que Portugal começou a fazer ainda em 1560, também se realizou no período.
Resposta: Alternativa correta: letra E
Explicação:
Com a União Ibérica algumas mudanças ocorreram dentro da colônia portuguesa na América. Podemos citar o povoamento do interior através da introdução da pecuária, as expedições bandeirantes e o advento da invasão holandesa no nordeste brasileiro.