Tupi, or not tupi that is the question. [Tupi ou não Tupi, essa é a questão.]
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
[...]
Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes
na direção do homem. Sem nós a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
O trecho acima inicia o Manifesto Antropofágico, que sintetiza as ideias da Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922. Sobre o movimento, assinale a alternativa correta.
A) A Semana de Arte Maderna foi um evento promovido pelas oligarquias mineira e paulista, com o objetivo de restaurar seu poder politico através do incentivo à cultura.
B) O Manifesto Antropotágico propoe a valorização da cultura nacional em oposição às vanguardas européias, como pode ser observado em Tupi ou não Tupi" e "Queremos a Revolução Caraiba".
C) A Semana de Arte Moderna teve como objetivo principal combater a religião católica em territärio nacional, como é demonstrado em "contra todas as catequeses".
D) Este movimento defende a união da cultura nacional com as vanguardas artisticas européias e movimentos politicos como a Revolução Francesa, expresso no trecho "A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem".
E) Com a vitória de grandes poténcias na Primeira Guerra Mundial, a Semana de Arte Moderna surge com o objetivo de difundir as vanguardas artisticas européias em territòrio nacional.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
A Semana da arte moderna: As ideias buscavam se tornar livres dos padrões tradicionais vindos da Europa, buscavam construir uma identidade própria. Os artistas pretendiam fazer uma arte de caráter nacionalista e com maior liberdade de expressão.
O movimento antropofágico, que surgiu na Semana de Arte Moderna de 1922, tinha como objetivo a criação de uma cultura artística genuinamente brasileira, e não a reprodução das vanguardas europeias (alternativa B).
A Semana de Arte Moderna de 1922
No ano de 1922 diversos artistas brasileiros se uniram em prol de um objetivo: a criação de uma semana de arte voltada exclusivamente para a cultura brasileira, sem reprodução das vanguardas europeias e rompendo com os movimentos anteriores. Diversos artistas participaram, como Anita Malfatti, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e outros.
Leia mais sobre o modernismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/388919