• Matéria: Biologia
  • Autor: anna52232
  • Perguntado 6 anos atrás






A imagem ilustra o comportamento das membranas plasmáticas em relação às diferenças de concentração existentes entre os meios extra e intracelular. A partir desses gradientes de concentração, torna-se possível o transporte de nutrientes e de outras substâncias. Com base nesses detalhes, é correto afirmar que


(A)

as formas de transporte passivo manifestam-se contra um gradiente de concentração, isto é, do meio menos concentrado para o mais concentrado, necessitando de maior gasto energético para que isso ocorra.


(B)

nesse caso, podem ser considerados formas de transporte passivo, a fagocitose e a pinocitose, e formas de transporte ativo, a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.


(C)

o transporte ativo requer maior gasto energético da célula, pois se manifesta contra um gradiente de concentração, isto é, do meio menos concentrado para o mais concentrado.


(D)

a difusão simples e a difusão facilitada, formas ativas de transporte da membrana plasmática, apresentam ampla dependência dos íons sódio e potássio para se manifestar.


(E)

a clasmocitose e a secreção celular são formas de transporte ativo que se manifestam do meio extra para o meio intracelular, por isso são processos de endocitose.

Anexos:

Respostas

respondido por: lorrainepmendes
0

Resposta:

C.

Explicação:

respondido por: Danas
1

A alternativa C) o transporte ativo requer maior gasto energético da célula, pois se manifesta contra um gradiente de concentração, isto é, do meio menos concentrado para o mais concentrado.

O transporte ativo requer gasto de energia para transportar algo para dentro ou para fora da célula, isso ocorre pois o transporte de substância está ocorrendo contra o gradiente de concentração do liquido intra ou extracelular.

Por exemplo, a bomba de sódio e potássio, que segue contra o gradiente de concentração para mudar o potencial de membrana, gerando a contração ou o relaxamento de algum tecido.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares