Respostas
A área da região hachurada é .
Primeiramente repare que todas as pétalas azuis dessa flor possuem a mesma área. Sendo assim, precisamos calcular apenas a área de uma dessas pétalas e depois multiplicar o valor que encontrarmos por quatro. Essa será a área da região hachurada.
Perceba que podemos dividir esse quadrado grande em 4 quadrados menores. Vamos focar nosso trabalho em apenas um dos 4 quadrados. Repare que cada lado desse quadrado mede 6 cm (figura 1). Trace a diagonal desse quadrado que passa internamente à pétala (figura 2). Perceba que a área da pétala azul é o dobro da área da parte amarela pintada na figura 3. Portanto, devemos obter a área da parte amarela e multiplicar por 2, para obter a área de uma pétala azul completa e depois multiplicar por 4 para obter a área desejada.
Agora note que a área amarela é a área do setor circular laranja da figura 4, subtraído da área do triângulo roxo na figura 5. Se não conseguir perceber de primeira, compare atentamente as imagens para seguir com a resolução.
O setor circular laranja é 1/4 da área do círculo todo, já que o ângulo central é de 90 graus (é o mesmo ângulo do quadrado), 1/4 de 360 graus (uma volta completa). Comparando com algo mais palpável, é como se alguém tivesse dividido uma pizza em 4 pedaços e tivesse pegado apenas um deles.
Lembrando que a área do círculo é e o raio do setor circular é 6 cm, temos que:
Para obter a área do triângulo roxo, aplicamos os dados que temos na conhecida fórmula "Área do triângulo = base x altura, tudo isso dividido por 2". Temos que a base é 6 e a altura é 6, logo:
Para obter a área da região amarela, pegamos a área do setor e subtraímos a área do triângulo:
Para obter a área da pétala, multiplicamos a área da região amarela por 2:
Para obter a área da região hachurada, multiplicamos a área da pétala por 4: