compare a revolução inglesa e a francesa
Me ajudem nesta questão de
história, por favoorrrrrr
e pra hj
Respostas
Resposta:
Explicação:
A Revolução Francesa de 1789 foi o processo ainda mais complexo que a revolução Inglesa do século XVII,pois o enfrentamento de classes na frança foi mais radical,tenso e violento,visto que a participação popular no processo revoluncionário francês foi muito maior que no inglês.Liderado pelos sans culottes como eram chamados os trabalhadores,artesãos e até pequenos proprietários urbanos de Paris. Por esse motivo,na França o processo foi mais radical,popular e revoluncionário em determinados momentos,quando sob a presença de sans culottes e lideranças dos jacobinos,que se constituíam principalmente pelas camadas médias urbanas.
Houve também o predomínio politíco da burguesia,que oscilava entre apoiar os jacobinos e os sans culottes ou alta burguesia e a nobreza decadente. Mas em linhas gerais,a liderança final e as maiores conquistas foram da burguesia francesa em anscesão.
Podemos ver então que a Revolução Francesa foi um movimento do povo, que insatisfeito com o absolutismo de Luís XVI tomaram a famosa prisão da Bastilha que era um símbolo do poder do rei, derrubando assim a monarquia francesa, sendo que Luís XVI fora guilhotinado e sua mulher, Maria Antonieta, seguindo o mesmo rumo.Após a Revolução Francesa foi instaurada a Primeira República Francesa.
E a Revolução Inglesa foi parecida, pois foi uma luta do Parlamento, comandado por Oliver Cromwell contra o absolutismo do rei Carlos I, que ficou por 12 anos sem abrir o Parlamento, e quando precisou de dinheiro para financiar um exercito, foi diretamente pedir ao Parlamento, que por sua vez só emprestaria sob condições, as quais Carlos I não aceitou o que levou a uma guerra civil, onde Carlos I fora decapitado ao fim desta guerra civil.
Pode se dizer que a diferença entre uma revolução e outra é o fato de que na França foi abolida a monarquia, já na Inglaterra foi meio que instaurada uma ditadura de Oliver Cromwell, mais com a morte desse, foi novamente colocado no poder um rei, Carlos II, filho de Carlos I, que aceitou os termos do Parlamento.