TEXTO I
Gama usava diversos argumentos para obter a alforria. O principal deles era que os africanos trazidos ao Brasil depois de 1831 tinham sido escravizados ilegalmente. Isso porque naquele ano foi assinado um tratado de proibição do tráfico de escravos. Mais de 700 mil pessoas tinham entrado no país nessas condições. Apenas em 1850, o tráfico de escravos foi abolido definitivamente.
TEXTO II
Paradas do VLT ganham nomes em homenagem à herança africana na cultura carioca
Passeio na Linha 3, ainda em fase de testes, marca anúncio da iniciativa do movimento negro e do Iphan, com apoio da Prefeitura do Rio
[...] Localizada nas imediações da Central e da praça de mesmo nome, uma das paradas se chamará Cristiano Ottoni/Pequena África, em alusão à área do Centro e Região Portuária que compreende os principais espaços culturais de herança africana. Já a parada próxima ao Colégio Pedro II se chamará Camerino/Rosas Negras devido ao movimento de mulheres que lutou contra a escravidão e pelos direitos dos negros entre o fim do século XIX e o início do século XX
Ao comparar os textos, é possível notar a presença de elementos comuns no que tange à implementação de políticas em momentos históricos distintos, sendo eles
A
a atuação do governo imperial na proibição do tráfico negreiro e a atuação da prefeitura do Rio de Janeiro na valorização das religiões de matrizes africanas.
B
a valorização da herança africana brasileira pelo reconhecimento de movimentos atuantes na defesa de direitos da população africana e afrodescendente.
C
a participação de Luiz Gama na divulgação da causa abolicionista no século XIX e a atuação do movimento Rosas Negras que defende os direitos dos negros na atualidade.
D
a preocupação com o transporte da mão de obra cativa em navios negreiros ao longo do século XIX e o interesse na locomoção dos trabalhadores por meio do VLT no século XXI.
E
o acompanhamento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na escavação para as obras do vlt e a atuação de um membro do movimento abolicionista no século XIX, que conquistou a proibição do tráfico negreiro.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:Alternativa C
Explicação: Pq sim
respondido por:
2
Sim. A alternativa C está correta.
Apesar de não ver a abolição da escravatura Luiz Gama teve grande importância na expansão dos ideais abolicionistas.
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/12395331
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás