São características do hospedeiro, no todo:
A
Resistência e susceptibilidade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); refratariedade ( maior ou menor resposta positiva do organismo); imunidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial). Ativa: natural (por doenças) e artificial (por vacinas). Passiva: natural (transplacentária) e artificial (por soros); características que fazem variar a susceptibilidade ou exposição aos agentes: estado nutricional, classe social, estresse, idade e sexo.
B
Refratariedade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); resistência e susceptibilidade (maior ou menor resposta positiva do organismo);imunidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial). Ativa: natural (por doenças) e artificial (por vacinas). Passiva: natural (transplacentária) e artificial (por soros);características que fazem variar a susceptibilidade ou exposição aos agentes: estado nutricional, classe social, estresse, idade e sexo.
C
Imunidade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); resistência e susceptibilidade (maior ou menor resposta positiva do organismo);refratariedade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial). Ativa: natural (por doenças) e artificial (por vacinas). Passiva: natural (transplacentária) e artificial (por soros);características que fazem variar a susceptibilidade ou exposição aos agentes: estado nutricional, classe social, estresse, idade e sexo.
D
Refratariedade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); imunidade (maior ou menor resposta positiva do organismo); resistência e susceptibilidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial). Ativa: natural (por doenças) e artificial (por vacinas). Passiva: natural (transplacentária) e artificial (por soros);características que fazem variar a susceptibilidade ou exposição aos agentes: estado nutricional, classe social, estresse, idade e sexo.
E
Refratariedade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); resistência e susceptibilidade ( maior ou menor resposta positiva do organismo);imunidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial). Ativa: natural (por doenças) e artificial (por vacinas). Passiva: natural (transplacentária) e artificial (por soros); não há características que fazem variar a susceptibilidade ou exposição aos agentes.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
A filogenia dos hospedeiros determina neles um estado de susceptibilidade ou de insusceptibilidade à ação de agentes de doença. Os hospedeiros susceptíveis permanecem saudáveis quando, através de suas forças defensivas, conseguem neutralizar a ação dos agentes de doença. Um hospedeiro é insusceptível (refratário) a determinado agente de doença quando a sua integridade não é afetada por este.
Os hospedeiros apresentam vários graus de resistência, determinados pela capacidade das suas forças defensivas se contraporem à ação deletéria dos agentes de doença.
A capacidade de resposta do organismo (resistência) pode ser sobrepujada e, conseqüentemente, estabelecer-se um estado de incapacidade transitório ou definitivo.
As forças defensivas dos hospedeiros podem ser classificadas como inespecíficas ou específicas. São forças que conferem a imunidade.