1.o que é libido para a psicanálise em Freud?
2.o que é pulsão em Freud?
3.o que é ego , superego e id em freud?
4.o que é repressão e sublimação em freud?
Respostas
Não foi permitido colocar a resposta
1. Freud definiu como libido aquela energia que provém das pulsões ou instintos e que afeta nosso comportamento, direcionando-o. Diante disso, ele diferenciou dois tipos de pulsões: a pulsão de vida e a pulsão de morte.
2. Para Freud, pulsão é um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo.
3. O Id consiste nos desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. As pessoas já nascem com ele.
Ego é o mecanismo responsável pelo equilíbrio e sanidade da psique. Ele procura regular os impulsos do Id, ao mesmo tempo que tenta satisfazê-los de modo menos imediatista e mais realista. Também é conhecido como o "princípio da realidade". Se desenvolve a partir nos primeiros anos de vida.
O Superego se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo, alertando sobre o que é ou não moralmente aceito. Começa a se desenvolver a partir dos 5 anos de idade.
4. A Repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Para Freud os sintomas histéricos têm origem em alguma antiga repressão.
Sublimação é o mecanismo de defesa que transforma algum desejo ruim e inconsciente em determinados impulsos que são bem vistos pela sociedade. Para Freud, sublimação seria uma forma de transformar uma pulsão em algo socialmente aceito.
Espero ter ajudado.