1) De acordo como texto de Maria Fernanda Brasete “A criação da mulher segundo Hesíodo”, a origem da mulher entre os gregos é entendida de maneira completamente distinta da origem do homem. Isso porque:
a) Os gregos, tanto quanto os hebreus, israelitas e judeus tinham uma concepção absolutamente machista em relação a questões de gênero.
b) A mentalidade grega concebia o homem como sendo um ente naturalmente brotado da terra. Homens e deuses tinham uma forma semelhante, falavam a mesma língua e possuíam os mesmos desejos. A condição de mortalidade, no entanto, atingia apenas os homens.
c) As deusas ainda não existiam, portanto, as mulheres também não.
d) Hesíodo não podia associar o nascimento humano a gestação natural, isto é, um ser humano nasce necessariamente de uma mulher, afinal, de onde teria vindo a primeira?
e) Nenhuma das opções anteriores.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa A está correta.
Naquele período, a sociedade estava baseada em algumas regras e valores que colocavam a mulher com um papel secundário na Grécia e o homem aquele que detinha o poder de escolha e ação em todas as camadas sociais, sendo um ato estrutural de machismo que perpassa as épocas.
Os escravos trabalhavam para dar base a economia, e, apesar de ser uma democracia, ou melhor ter um princípio democrático não dava o direito dos estrangeiros exercerem atividades políticas, pois eles não eram cidadãos.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás