Analisando-se a literatura a respeito da interface entre a educação ambiental e a questão do lixo, observa-se uma excessiva predominância da discussão a respeito dos aspectos técnicos, psicológicos e comportamentais da gestão do lixo, em detrimento de seus aspectos políticos. A discussão conduzida pela educação ambiental está consideravelmente deslocada da formação do eixo da cidadania como atuação coletiva na esfera política, já que há um expressivo silêncio no que se refere à implantação de alternativas para o tratamento do lixo por intermédio da regulação estatal ou dos mecanismos de mercado.
LAYRAGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado da reciclagem da lata
de alumínio e suas implicações para a Educação Ambiental. Educação ambiental:
repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-220.
Uma proposta adequada para solucionar o problema apresentado no excerto seria
A
o controle do desperdício de matérias-primas focado nas grandes indústrias, a fim de prolongar a disponibilidade das reservas de recursos naturais sem aumentar os custos para as empresas.
B
a ampliação dos aterros sanitários e lixões sob gestão do poder público, a fim de permitir maior espaço para a disposição final de rejeitos e maior espaço e volume de rejeitos para que catadores de lixo possam trabalhar.
C
a elaboração de políticas públicas articuladas e coesas para incentivar a criação e o funcionamento de cooperativas de catadores de lixo, a fim de prover aos catadores condições adequadas de trabalho e melhor remuneração.
D
a criação de políticas públicas que imponham obrigatoriedade da reciclagem como maneira de minimizar a geração de resíduos, beneficiando as indústrias e reduzindo as demandas por extração de matérias-primas e recursos naturais.
E
o incentivo a uma ampliação do aproveitamento de rejeitos para reciclagem, a fim de reduzir substancialmente as demandas do mercado por matérias-primas e aumentar o espaço para disposição de rejeitos em lixões e aterros sanitários.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: letra D
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás