• Matéria: História
  • Autor: emii0
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém me explica por favor o que entendeu de cada parágrafo do texto a seguir:

Os historiadores utilizam-se muito do tempo cronológico para marcar os fatos históricos. Por exemplo, graças a marcação do tempo cronológico podemos afirmar que no dia 1° de setembro de 1939 iniciou-se a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com Marc Bloch, o papel do historiador é ir além da ordenação cronológica dos acontecimentos, sendo seu dever maior pensar os acontecimentos no tempo da duração, que é um tempo contínuo, mas também o de mudança constante.
A colonização das terras que Hoje conhecemos como Brasil, por exemplo, principiou-se em 1530com a expedição de Martim Afonso de Souza, e teve uma ruptura em 1822, quando o Brasil se tornou um país independente e adotou a monarquia. Podemos, então, dizer que o tempo histórico da colonização durou de 1530 a 1822.
Porém, a manutenção da monarquia e da escravidão, o poder dos grandes proprietários de terras e a exclusão das camadas mais pobres da população da vida política por meio do voto censitário demonstravam que também houve um continuidade das características do período colonial mesmo depois de ele ter terminado. Tudo isso são exemplos de permanências. Desse modo, apesar de o Brasil ter se tornado um país livre, com um Governo e uma Constituição próprios, aspectos das estruturas políticas, sociais e econômicas da época colonial permaneceram quase os mesmos durante o período monárquico.
Assim, o tempo histórico está íntimamente ligado a duração dos processos históricos de diferentes grupo, sociedades, países, etc. Esse tempo se preocupa com as permanências e as rupturas nesses processos, mas também diz respeito as cronologias, periodizações, sucessões ou simultaneidades dos fatos históricos.


helena0004: Vou ressumir no bloco de notas e já te mando
emii0: Sério?? Obgd S2

Respostas

respondido por: helena0004
2

Resposta:

Os historiadores utilizam muito o tempo cronológico para marcar eventos históricos importantes

O exemplo dado foi o início da 2a guerra mundial.

O trabalho dos historiadores vai além de ordenar cronologicamente os fatos históricos, também abrange pensar nos acontecimentos de acordo com seu tempo de duração, sendo ele continuo, porém em mudança constante, provavelmente pq todos os dias são descobertas novas informações que talvez possam contrariar o q foi estabelecido pelo historiador antes.

O exemplo usado nesse parágrafo foi da colonização do Brasil, que acabou em 1822, mas deixou resquícios por muito tempo, por exemplo o racismo, presente até hoje na sociedade, e a exclusão de uma classe social em determinada situação também perduram até hj. Concluo que o tempo histórico está ligado a duração de um processo histórico para diferentes grupos, sociedades, países (Eu interpreto isso como a duração das consequências sociais dos eventos e quando elas irão se extinguir), mas também se preocupa com as cronologias (início, meio, fim de um "evento" histórico).

Essa foi a minha interpretação, espero ter ajudado :)


emii0: Obgd. Aj
Perguntas similares