Um atleta de 75 kg de massa salta do alto de uma torre amarrado a um bungee jump, de comprimento inicial de 10 m, indo parar 15 m abaixo ponto de partida.
a) Quais são as transformações de energia que ocorrem durante o salto?
b) Determine a constante elástica do elástico do bungee jump. (Considere g= 10m/s²)
Respostas
Olá!
a)
✓ No momento que o atleta está no alto da torre há energia potencial gravitacional.
✓ Quando ele pula, essa energia é convertida em energia cinética, pois há a presença de movimento.
✓ Por fim, quando o atleta chega no ponto B, a energia cinética se converte em energia potencial elástica, pois o comprimento inicial do bungee jump já seria alcançado.
b)
Para calcular a constante elástica do elástico de bungee jump, devemos igualar a energia potencial gravitacional à energia potencial elástica, pois a energia armazenada será utilizada para deformar o elástico, inclusive temos o peso do atleta e, como veremos, a deformação do elástico.
Equações:
Epg = m.g.h
Onde:
{Epg: energia potencial gravitacional (em Joule)
{m: massa do atleta (75 kg)
{g: gravidade (10 m/s²)
{h: altura (o total de 15 metros)
Epe = (k.x²)/2
Onde:
{Epe: energia potencial elástica (em Joule)
{k: constante elástica (em N/m)
{x: deformação (em metros)
Observação:
A deformação será equivalente à distância posterior aos 10 primeiros metros de queda, ou seja, 15-10 = 5 metros.
Igualando:
75.10.15 = (k.5²)/2
25k/2 = 11250
25k = 22500
k = 22500/25
k = 900 N/m ✓
Estude mais por aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/718685
Bons estudos! :)
- Segui abaixo a resolução:
A)
- Quando o atleta se encontra em cima da torre existe nele energia potencial gravitacional,pois o atleta está a uma certa altura em relação ao solo.
- Quando o altleta pula da torre ele transforma a energia potencial gravitacional em energia cinética,a cada momento que o alteta vai perdendo altura em relação ao solo a energia cinética aumenta.
- Como a corda ao qual está presa no atleta é elástica vai existir no sistema também a energia potencial elástica ao passar pela posição de 5 metros para baixo,pois antes dessa faixa a corda está no seu estado de repouso,a partir dos 5 metros para baixo a energia potencial será convertida em energia potencial elástica.
B)
- O Sistema é conservativo, portanto a energia será exatamente igual a energia inicial.
- Para determinar a constante elástica da corda podemos utilizar uma igualdade entre a energia potencial gravitacional ea elástica.
- Lembrando que:
- A corda na posição 5 (ponto B) ainda está sem deformação, portanto para determinar a constante ela deve sofrer deformação,vamos considerar a deformação o restante que falta para atinge(ponto c) que no caso seria 5metros,pois uma deformação maior o atleta morreria.
- Dados
m = 75 kg
h = 15 metros
g = 10 m/s^2
x = 5 metros
k = ?
- Substituindo os dados na igualdade entre a energia potencial gravitacional e elástica obteremos o valor da constante elástica:
espero ter ajudado!