Respostas
Explicação:
A Seca do Nordeste é característica de uma região conhecida como o “Polígono das Secas”. Ficou assim reconhecida através da Lei 175/36 pelo fato de nela haver crises recorrentes de seca que resultam em calamidades.
Na altura em que a lei foi aprovada, o Maranhão era o único estado do Nordeste que não fazia parte dele.
Mas como a seca já atingiu esse estado, ele já é considerado nesse grupo que abrange ainda, parte do estado de Minas Gerais, único que não pertence ao Nordeste, mas à região sudeste do Brasil.
Causas:
A região do sertão nordestino e do agreste, ambos de clima semiárido e vegetação denominada caatinga, apresenta temperaturas elevadas com baixa precipitação pluviométrica durante o ano. O período chuvoso, quando ocorre, dura em média dois meses no ano.
Outro fator é o desmatamento da Zona da Mata, pois também contribui para o aumento da temperatura no sertão nordestino.
Consequências:
Não obstante, essa região do país vem sofrendo inúmeras dificuldades e prejuízos oriundos da seca, dentre as quais destacamos:
Perda de plantações e de animais;
Pobreza;
Fome;
Miséria;
Mortes.
Combate à Seca:
Para atenuar a situação das pessoas que vivem nessa região, muitos programas e projetos do governo focam na realidade local.
Eles propõem ações ante a escassez de água e aumento da pobreza, por exemplo: bolsa família, bolsa estiagem, garantia safra e carro-pipa.
Abaixo, algumas ações que podem mitigar o problema:
Cisterna doméstica;
Cisterna calçadão;
Barreiro trincheira;
Barragem subterrânea;
Manejo florestal da caatinga;
Energia solar.
Transposição do Rio São Francisco
Esse é um projeto do governo federal que visa melhorar a situação dos que vivem na região atingida pela seca.
Concebido em 1985 e com conclusão prevista para 2016, o intuito do projeto é construir dois canais (eixo norte e eixo leste) que levem a água do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco.
Ele nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e passa por cinco estados brasileiros do nordeste para as regiões semiáridas do nordeste.
Indústria da Seca:
A indústria da seca é o resultado do aproveitamento por pessoas influentes. Elas conseguem, a partir dessa situação trágica, extrair benefícios usando da manipulação, desvio de verbas e superfaturamento.
Seca no Nordeste e no Sudeste:
No nordeste a seca é, infelizmente, uma realidade há décadas, tendo 2013 registrado a pior seca em 50 anos.
O sudeste do Brasil passou também a contar com esse problema social no início de 2014, onde a crise hídrica atinge especialmente a cidade de São Paulo.