• Matéria: Filosofia
  • Autor: luansiltar
  • Perguntado 6 anos atrás

Como sócrates e platão entendiam a atividade dos sofistas? Eles apoiavam ou reprovavam a sofística, e por qual razão não faziam?


icm43: Dica de amigo: toda frase se inicia com letra maiúscula
luansiltar: Mas não esta com letra maiúscula?

Respostas

respondido por: amanda2016morei
2

Resposta:

A crítica de Sócrates

O aspecto negativo que atribuímos aos sofistas é baseado na crítica de Sócrates a esse grupo de pensadores. Vemos nos diálogos platônicos, por meio de Sócrates, que os sofistas propõem apenas verdades relativas. Na ausência de uma verdade absoluta, torna-se mais fácil praticar a erística, a saber, a tentativa de alcançar sucesso em qualquer debate. Uma das descrições, que alguns sofistas atribuíam a si mesmos, era a habilidade de refutar qualquer assunto. Sua elogiável oratória favorecia a aparência de sábios, mas o interesse pela verdade não estava presente.

O que o sofista oferecia, então, era um produto àqueles que pagavam pelo seu serviço. A proposta socrática, por outro lado, visava transformar aqueles com os quais dialogava, libertando-os do domínio das sombras e conduzindo-os para um conhecimento real. Sem esse procedimento dialético, que inclui o abandono das opiniões, qualquer discurso belo pode convencer tanto da falsidade quanto da verdade sobre um assunto.

Explicação:

não sei se tá certo

respondido por: rickchriste
1

Resposta:

Sócrates basicamente praticava a mesma ação dos Sofistas, a diferença é que ele se importava totalmente com a verdade, enquanto os sofistas se preocupavam em chamar a atenção, ganhar a discussão, defendendo a ideia da verdade ser absoluta relatividade. Ensinava jovens, velhos, pobres, ricos e qualquer outro tipo de esteriótipo que poderia ser incluído aos cidadãos daquela época... Um de seus discípulos era Platão, e ele seguindo os passos de Sócrates, construiu a Academia, uma escola filosófica para quem quisesse saber mais. Platão não admitia a ideia sofísta de induzir apenas a habilidade de oratória e dissuasão, sem procurar a verdade que estava por trás de cada questão. Eles reprovavam a sofística justamente por se esforçarem muito procurando a verdade absoluta, em resumo. Os sofistas eram eruditos que defendiam o relativismo, em resumo, acreditavam que não existia uma verdade única.

Explicação:

Perguntas similares