A eutrofização é um problema que ocorre em vários corpos d'água localizados no Brasil. Pesquisas visando maior conhecimento desse fenômeno natural, o qual é intensificado por ações antrópicas, são fundamentais para o desenvolvimento de ações de prevenção e melhoria qualitativa de corpos d'água. Os principais efeitos da eutrofização são: anaerobiose no corpo d'água, mortandade da fauna, toxicidade de algas, dificuldade e altos custos para o tratamento da água e redução da navegação e da capacidade de transporte.Entre os responsáveis pela contaminação das águas, estão espécies químicas como o nitrato (NO3−) e o fosfato (PO43−), que podem ser removidos por meio de A nitrificação do nitrato em NH3 e oxidação do fósforo a P2O5. B oxidação do nitrato a N2 e O2 e redução do fosfato a P4 e O2. C precipitação do nitrato na forma de NaNO3 e do fosfato na forma de Na3PO4. D desnitrificação do nitrato em N2 e precipitação do fosfato na forma de Ca3(PO4). E vaporização dos íons contaminantes, NO3− e PO43−, com o aquecimento das águas.
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta será D) desnitrificação do nitrato em N2 e precipitação do fosfato na forma de Ca3(PO4).
A grande velocidade da eutrofização dos corpos hídricos é uma das consequências da poluição urbana desmedida, gerando consequências ambientais no local.
Para reduzir a velocidade de eutrofização, levando-a a níveis normais, deve-se tratar dos contaminantes como o nitrato (NO3−) e o fosfato (PO43−).
A formas de tratamento indicadas são a formação de gás de nitrogênio na desnitrificação por bactérias heterotróficas e a precipitação do fosfato com hidróxido de cálcio.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás