• Matéria: Português
  • Autor: dougalsfernande1937
  • Perguntado 7 anos atrás

[...]Quando o amor não lhe sorrir— vem que o samba está na hora!Quando o medo lhe bater— vem que o samba vai descer!Quando tudo lhe faltar— vem que o samba vai passar!Vai sair com suas coresSeus enredos, seus amoresSeus pastores mais gentisCom sua porta-bandeiraEvoluindo faceiraPara a cidade feliz...[...]Vinicius de Moraes foi um dos grandes nomes da Bossa Nova e fez parceria com diversos artistas, como Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho. O texto anterior é uma das dez canções inéditas do poeta, encontradas em 2013, e traz recursos expressivos que caracterizam esse gênero, tais como a A metalinguagem, que permite ao compositor refletir sobre a natureza musical da canção. B presença de anáforas e aliterações, que reforçam a cadência rítmica explorada nas rimas. Clinguagem denotativa associada a recursos estilísticos, com o objetivo de explorar a sonoridade. D linguagem poética rica em recursos imagéticos, em detrimento do caráter sonoro dos versos. E opção pela escrita em versos, agrupados em estrofes, marca exclusiva da expressão estética musical

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

A alternativa correta é a letra B: presença de anáforas e aliterações, que reforçam a cadência rítmica explorada nas rimas.

A. Falsa. A metalinguagem não foi utilizada na canção de Vinícius de Moraes.

B. Verdadeira. Na canção de Vinícius de Moraes foi usado anáforas e aliterações, que consistem na repetição das mesmas palavras e repetição de sons que marcam a cadência rítmica da música.

C. Falsa. A linguagem conotativa é associada a canções, caracteriza-se como uma linguagem que apresenta dupla interpretações.

D. Falsa. A riqueza da linguagem poética a partir de recursos imagéticos não reduz o caráter sonoro dos versos.

E. Falsa. A expressão estética musical não é única em ter uma escrita em versos.

Abraços!

Perguntas similares