A ética epicurista, assim como a estoica, postulava como princípio básico a felicidade (eudaimonia), obtida pela tranquilidade ou imperturbabilidade (ataraxia), porém divergia dos estoicos quanto ao caminho para se chegar a essa felicidade. Os epicuristas valorizavam a inteligência prática (phrónesis), considerando não haver conflito entre razão e paixão. O homem age eticamente na medida em que dá vazão a seus desejos e necessidades naturais de forma equilibrada ou moderada, e é isso que garante a ataraxiaCom base no texto anterior, é possível perceber que os epicuristas concebiam a eudaimonia como um(a) A caminho para o encontro da paixão e da razão, priorizando esta última, verdadeira responsável pelo prazer. B procura por prazeres absolutos, sem perturbações sociais ou políticas, valorizando elementos materiais. C ideal em que as paixões fundamentam todas as ações do indivíduo, sem limites, regras ou perturbações. D princípio que defende as paixões e as sensações corpóreas e práticas, eliminando a razão. E busca moderada e racional pelos prazeres, que são expressão da natureza humana
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
1
É correta a alternativa E, já que viam a Razão e as Paixões como dois aspectos igualmente importantes da experiência humana, não devendo nenhum deles se sobrepor ao outro.
A Razão era, inclusive, importante para regular os prazeres e evitar os excessos, já que o excesso nos prazeres corporais (a comida e a bebida, por exemplo) poderia fazer com que, paradoxalmente, o corpo sofresse e as paixões se tornassem em dores para o sujeito que não reconhecesse o valor da moderação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás