• Matéria: Sociologia
  • Autor: edusanogueira8382
  • Perguntado 7 anos atrás

A combinação de fatores incidindo no forte caráter popular e de quebra da ordem acionado pelo movimento de Hidalgo fizera com que o núcleo criollo, passível de uma possível união com esses insurgentes, recuasse no sentido da manutenção da ordem colonial e, consequentemente, do apoio à resistência peninsular, desdobrando-se assim na organização das milícias criollas. Hidalgo havia abolido o tributo indígena e a escravidão, defendendo também a restituição das terras comunais nas áreas sob seu comandoNo contexto da colonização espanhola na América, considera-se que as classes étnico-sociais presentes na composição revolucionária liderada por Hidalgo pretendiam A formar aliança com os peninsulares em uma posição de superioridade, apropriando-se de suas terras e controlando a exploração de prata. B encampar a causa da independência política do vice-reino de Nova Espanha, promovendo transformação social e agrária do país. C recriar o Império Inca, destituindo os espanhóis da exploração de prata e do controle sobre grupos indígenas menores. D fundar uma monarquia constitucional baseada na liberdade universal e no acesso comunitário à terra e suas riquezas. E declarar guerra aos criollos do vice-reino de Nova Granada, onde eliminariam a propriedade privada e a escravidão..

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa B, de modo que o que Hidalgo propõe é uma aliança entre as classes dominantes (a classe dos Criollos só estava abaixo dos espanhóis "puros" na colonização Ibérica) e as classes dominadas.

Ao propor que se devolvessem territórios nativos aos seus controladores, estava efetivamente fazendo um aceno político para que este grupo social (o dos nativos) o apoiasse em sua luta contra a Espanha. Via com isto uma possibilidade de organizar uma resistência local que fosse capaz de manter a independência a longo prazo, evitando conflitos internos.

Perguntas similares