Para Adorno, os receptores das mensagens dos meios de comunicação seriam vítimas da indústria cultural. Eles teriam o gosto padronizado e seriam induzidos a consumir produtos de baixa qualidade. Por essa razão, indústria cultural substitui o termo cultura de massa, pois não se trata de uma cultura popular representada em novelas, filmes ou outros meios, mas de uma ideologia imposta às pessoas.O texto faz referência ao papel histórico de uma instituição alemã do início do século XX, a Escola de Frankfurt, que teve como principal objetivo a A montagem de uma sociedade classista e massificada, originando o pensamento político totalitário europeu. Bruptura com o determinismo, pois defende a massificação cultural e a ideologia política homogênea. C compreensão da cultura de massas e seu enquadramento social, sem tomar postura crítica ou analítica. D análise da dominação mercadológica da produção cultural, propondo uma ruptura com esse modelo alienador. E defesa do consumismo e da massificação da cultura como fundamentais para a popularização do conhecimento.
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
4
É correta a alternativa D, já que a Escola de Frankfurt criticava as bases do modelo capitalista de produção e o modo como a cultura de massas (rádio e cinema, posteriormente televisão) eram usadas na época (sem, contudo, apoiar o socialismo soviético, que também era criticado).
Viam a cultura de massa como uma forma de retirar da arte qualquer potencialidade crítica/reflexiva que ela pudesse ter, usando-a como ferramenta para perpetuar no poder os grupos tradicionais, difundir massivamente uma mesma ideologia e até mesmo defender governos totalitários (como a Alemanha Nazista).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás