• Matéria: Biologia
  • Autor: diegoalbuquerq9462
  • Perguntado 7 anos atrás

O efeito fotoelétrico, de maneira simplificada, trata da emissão de elétrons de determinados materiais quando nestes incidem ondas eletromagnéticas. Tais materiais são utilizados, por exemplo, em sensores de portas que abrem automaticamente quando alguém se aproxima. Esse fenômeno pode ser aplicado em resistores denominados LDR, cuja resistência elétrica depende da luz incidente neles. Assim, quando uma pessoa interrompe uma luz que está incidindo em um sensor com o LDR, a resistência do circuito se altera, permitindo passagem de corrente elétrica que aciona a porta. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de sensibilidade R, do LDR citado, em função do comprimento de onda λ (em nanômetros), para determinado tipo de materialConsidere que a velocidade da luz é de 3 ∙ 108 m/s, e que 1 nm = 10–9 m e 1 THz = 1012 Hz.Para o máximo aproveitamento, a luz que incide nesse sensor deve ter uma frequência, em THz (tera-hertz), aproximada deA 195.B 217.C 428.D 461.E 500

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: bryanavs
6

A alternativa correta é a letra d) 461.  

Vamos aos dados/resoluções:  

É sabido que o efeito fotoelétrico é um processo de emissão de elétrons por alguns materiais quando iluminados por frequências específicas de onda eletromagnéticas, logo, o mesmo consiste na ejeção de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética.

Portanto, o ponto de máxima sensibilidade ocorre onde A = 650 . 10^-9m. Então, utiliza-se a equação fundamental da ondulatória:  

C = A . f ;  

3 . 10^8 = 650 . 10^-9f ;  

F = 461 . 10^12 Hz.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)


RafinhaMattos007: Nn tô conseguindo identificar de onde saiu esse 461, poderia me explicar?
Perguntas similares