Respostas
Resposta:
Vírus são pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucleicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.
O genoma corresponde ao material genético de um organismo e inclui o ADN, nomeadamente os genes ou zonas codificantes, e as sequências não codificantes de ADN e ARN. Está contido em cromossomas no núcleo ou em cadeias circulares/lineares em mitocôndrias e plastos. O genoma vegetal também contém material genético em cloroplastos, organitos onde se realiza a fotossíntese. Actualmente, uma única célula pode ser suficiente para a sequenciação do genoma de um organismo, utilizando metodologias de sequenciação de alto rendimento ou de nova geração (NGS).
O vírus possui material genético na forma de DNA ou RNA (nunca os dois ao mesmo tempo), que pode ser em fita simples ou dupla. A célula animal ou vegetal possui sempre DNA de fita dupla como material genético.
Explicação: