• Matéria: Química
  • Autor: rafaeldubiela32
  • Perguntado 7 anos atrás

1
PróximaAnterior
Um dos grandes problemas da agricultura é o desgaste do solo, provocado pelo seu uso intensivo e pela utilização de fertilizantes artificiais. Leia o texto que fala sobre uma das técnicas que procuram solucionar esse problema.

Adubação

Quando falamos em adubação verde, estamos falando de uma técnica conhecida há milênios pelas populações campesinas dos mais diferentes lugares [...]. Um dos exemplos mais antigos [...] é o plantio do milho com o feijão. Todos os feijões, assim como toda planta que produz vagem, são considerados leguminosas. Essas plantas, em especial, disponibilizam mais facilmente nutrientes para as outras, e são especialmente utilizadas para adubação verde.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Pequeno guia prático para a agricultura urbana. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

O cultivo do feijão é benéfico para a cultura do milho porque

(A)
a plantação de feijão promove a aeração do solo essencial para a ocorrência da fotossíntese na cultura do milho.

(B)
a cultura do feijão enriquece o solo com nitrogênio, que o milho utiliza para se desenvolver.

(C)
as raízes do pé de feijão apresentam bactérias que realizam fotossíntese, enriquecendo o solo com nutrientes.

(D)
o pé de feijão elimina bactérias presentes no solo que prejudicam o crescimento da cultura da cana-de-açúcar.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
5

Alternativa correta. B)

a cultura do feijão enriquece o solo com nitrogênio, que o milho utiliza para se desenvolver

Uma das principais vantagens da utilização de culturas de milho com feijão, se resume ao fato de que o feijão é compreendido como uma cultura de leguminosas, que apresentam simbiose com bactérias do gênero Rhyzobium.

Por conta disso, estas bactérias são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico, resultando em maior disponibilidade de nitrogênio também para a própria cultura de milho, favorecendo a produtividade.

Perguntas similares