O texto é ainda uma ocorrência comunicacional que satisfaz a critérios interdependentes, como o de coesão (perceptível no jogo das dependências entre as frases) e o de coerência das ideias. Em relação aos participantes do ato de comunicação, há ainda: o critério da intencionalidade, em que o enunciador visa produzir um texto que tenha um efeito determinado sobre o interlocutor, e um critério de aceitabilidade, em que o interlocutor espera interpretar um texto que se inscreva em seu mundo.
De acordo com o trecho, um texto nada mais é que:
Alternativas:
a)
uma sucessão de enunciados, cujo sentido só se estabelece em relação a outros enunciados não verbais, que não produzem intencionalidade.
b)
uma unidade fundamental da linguagem, sem conectivos que indiquem coesão e coerência em sua articulação por critérios textuais.
c)
uma unidade de significação cuja referência é matizada por conectores que indicam coesão e coerência, sem a intenção de produzir determinado efeito.
d)
uma ocorrência comunicacional, articulada por critérios de coesão e coerência, que, pela intencionalidade, visa produzir um efeito determinado.
e)
um ato de comunicação, verbal ou não verbal, contextualizado a uma realidade textual e interligado por elementos lineares de coesão e coerência.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: d) uma ocorrência comunicacional, articulada por critérios de coesão e coerência, que, pela intencionalidade, visa produzir um efeito determinado.
Explicação:
Aap3- 1- A; 2-D; 3-E; 4-D. Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás