Max Weber foi um dos pensadores clássicos que buscavam a racionalidade dos fenômenos sociais. Sua análise sobre o comportamento da sociedade leva em consideração a percepção do fenômeno por quem o pratica. A racionalidade do pesquisador deve sempre ter isso em mente, a lógica do agente social observado, pesquisado. Os fenômenos sociais carregam dentro de si um sentido que pode ser racional em sua lógica, mas também sofre influência de outros valores como a tradição, emoção ou valores morais e éticos. Logo, nenhum comportamento se dá apenas pela objetividade.
Diante do que foi exposto e com base nos materiais apresentados durante a disciplina, associe as denominações dos quatro modelos ideais nas teses de Max Weber às suas respectivas definições.
(1) Emocional( ) Inspirado na preservação e reprodução dos valores sociais mantidos por gerações. Ele se reproduz, muitas vezes, desconectado da racionalidade social ou se lhe fizer muito sentido. (2) Racional Lógico( ) A objetividade lógica da ação, em que o comportamento em si denuncia a intenção do agente. Seu comportamento está ligado diretamente ao interesse que a ação promove. (3) Tradicional( ) O sentimento de vingança, ciúme, ódio e paixão movem comportamentos dentro do ambiente social. Como uma reação instintiva ou nas exaltações dos valores que instigam os sentimentos. (4) Lógico em Relação a Valores( ) A religiosidade tende a ser um elemento fundamental para esse modelo. Associa-se o comportamento a um valor moral. Deve-se cumprir determinado ato, porque ele reforça a crença em determinadas condutas.
A sequência correta dessa classificação é:
Respostas
respondido por:
14
Resposta: 3 , 2 , 1 , 4
Explicação:
magdasantoslindaap:
qual página do livro??
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás