Respostas
Resposta:
Explicação:
A globalização, que se iniciou no período das chamadas Grandes Navegações, séc. XV, vem, a cada dia, se intensificando mundialmente.
Este termo, elaborado na década de 80, diz respeito ao processo de aumento nas interligações econômicas e políticas entre as diversas nações e continentes. O período pós-século XX, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi marcado por um forte avanço nos sistemas de transporte e comunicação, fato que elevou ainda mais a interdependência entre os mais diversos países.
Sendo assim, nota-se, atualmente, que, literalmente, não há fronteiras. Países como China, Estados Unidos, Brasil etc. exportam seus produtos (primários ou secundários) para todo o mundo. Dessa forma, ao se emergir um vírus, como o da COVID-19, vê-se a impossibilidade de se conter estes organismos "dentro de uma caixa", ou seja, dentro de um único país. Nesse sentido, portanto, mesmo que esforços sejam feitos com o intuito de controlar a propagação, as relações globais de comércio, turismo (entre outras) impossibilitam o não-espalhamento destas pestes para todos os continentes.