1)
Com a abolição da escravatura e com a proclamação da República a população negra não teve acesso facilitado à educação formal. O preconceito foi reafirmado por teses higienistas e eugenistas, sendo correto afirmar que
Alternativas:
a)
Durante a República Velha a população negra estava proibida de frequentar as escolas públicas no país.
b)
A partir da abolição da escravatura, a população negra não teve nenhuma restrição para acessar os variados níveis da educação brasileira.
c)
Legalmente alguns estados permitiram as matriculas, mas a desigualdade social e o preconceito faziam com que a educação das crianças negras se desenvolvesse muito mais na vida cotidiana e nas mais variadas formas de luta e de sobrevivência.
Alternativa assinalada
d)
A partir da abolição da escravatura e da proclamação da República a população negra foi assistida com políticas de reparação e com cotas étnico-raciais para acessar a educação superior.
e)
Com a abolição da escravatura à população negra foi permitida legalmente apenas o acesso à educação fundamental.
2)
Dentre as organizações não hegemônicas da educação brasileira no início do Governo Vargas, podemos destacar:
Alternativas:
a)
Os anarquistas, os comunistas e a Frente Negra Brasileira.
Alternativa assinalada
b)
Os reformadores e os católicos.
c)
Os liberais e conservadores
d)
Os latifundiários, os industriais e o governo.
e)
Os protestantes, os católicos e os espíritas.
3)
Dermeval Saviani afirma que, a partir de 1947, as ideias da pedagogia nova tornaram-se dominantes no Brasil e que, nesse mesmo momento, por influência do humanismo cristão, houve:
Alternativas:
a)
Uma transformação da pedagogia nova, que assumiu as ideias pedagógicas católicas.
b)
Uma transformação na pedagogia cristã, assumindo os ideias anarquistas.
c)
Uma transformação na pedagogia cristã, que assumiu a defesa da educação laica.
d)
Uma renovação da pedagogia católica, produzindo uma aproximação entre reformadores e católicos.
Alternativa assinalada
e)
Uma transformação na pedagogia cristã, que assumiu a defesa de uma educação ecumênica.
4)
Paulo Freire construiu um importante método de alfabetização considerando a própria realidade dos educandos como elemento fundamental de sua prática pedagógica, sendo correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Para a aplicação desse método, o educador propôs laboratórios ao invés das escolas e técnicos especializados no lugar dos professores, mantendo a relação hierarquizada entre professores e alunos.
b)
Para a aplicação desse método, o educador propôs a fábrica ao invés das escolas e chefes no lugar dos professores, mantendo a relação hierarquizada entre professores e alunos, numa perspectiva tecnicista de ensino.
c)
Para a aplicação desse método, o educador propôs a Igreja ao invés das escolas e padres no lugar dos professores, mantendo a relação hierarquizada entre professores e alunos, numa perspectiva religiosa de ensino.
d)
Para a aplicação desse método, o educador propôs círculos culturais ao invés das escolas e coordenadores de debates no lugar dos professores, rompendo a relação hierarquizada entre professores e alunos.
Alternativa assinalada
e)
Para a aplicação desse método, o educador propôs o projeto "Escola sem Partido", defendendo um ensino neutro para seus alunos.
Respostas
1) O acesso à educação formal aos negros após a abolição da escravatura e com a proclamação da República:
c) Legalmente alguns estados permitiram as matriculas, mas a desigualdade social e o preconceito faziam com que a educação das crianças negras se desenvolvesse muito mais na vida cotidiana e nas mais variadas formas de luta e de sobrevivência.
Após a Abolição e a Proclamação da República, opera se uma mudança significativa nas lutas da população pobre, onde estavam representados, majoritariamente os negros ex-escravos e seus descendentes e passa a se desenvolver em duas vertentes: as lutas por melhores condições de trabalho e lutas visando melhorar as condições de vida, priorizando a educação. Porém, são os pobres os que têm menor acesso à escola e a incorporação dos negros à escolarização é mais lenta.
2) Das organizações não hegemônicas da educação brasileira no início do Governo Vargas:
a) Os anarquistas, os comunistas e a Frente Negra Brasileira
Os projetos educacionais no início do Governo Vargas não foram homogêneos em seus objetivos. Além das tentativas de disseminação da escola elementar houve um movimento para situar a educação no projeto de desenvolvimento capitalista, com a implementação dos cursos técnicos profissionalizantes.
Portanto, o advento do Estado Novo não permitiu que se desenvolvessem as propostas pedagógicas de esquerda, representados pelos anarquistas, comunistas e negros - Frente Negra Brasileira.
3) Para Saviani, a partir de 1947, as ideias da pedagogia nova, por influência do humanismo cristão, houve:
d) Uma renovação da pedagogia católica, produzindo uma aproximação entre reformadores e católicos.
Na medida em que o movimento renovador ia ganhando força e conquistando certa hegemonia, percebeu-se a tendência, também progressiva, de renovação da pedagogia católica.
Assim, a predominância da pedagogia nova já era notada na comissão constituída em 1947 para elaborar o projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estando envolvidos os principais educadores da época, incluindo representantes da Igreja.
4) Paulo Freire construiu um importante método de alfabetização:
d) Para a aplicação desse método, o educador propôs círculos culturais ao invés das escolas e coordenadores de debates no lugar dos professores, rompendo a relação hierarquizada entre professores e alunos.
Para Paulo Freire, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A educação, que deve ser um ato coletivo, solidário não pode ser imposta. Porque educar é uma tarefa de trocas entre pessoas.
Nas primeiras experiências do método realizadas no nordeste do país, assim como em outros lugares onde foi adotado o método, as salas de aula se transformaram em fóruns de debate, denominados "Círculos de Cultura". Neles, por meio do diálogo, os alfabetizandos aprendiam a ler as letras e o mundo e a escrever a palavra e também a sua própria história.
O método Paulo Freire se sustenta em 2 principais princípios:
1: Politicidade do ato educativo. Não existe educação neutra, logo não há a indissociação da construção dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita do processo de politização;
2: Dialogicidade do ato educativo. Para Freire, a base da pedagogia é o diálogo. A relação pedagógica necessita ser, acima de tudo, uma relação dialógica, sempre em busca de um humanismo nas relações entre homens e mulheres.
Bons estudos!
Resposta: Aap3 - História da Educação
1-(C) Legalmente alguns estados permitiram as matriculas, mas a desigualdade social e o preconceito faziam com que a educação das crianças negras se desenvolvesse muito mais na vida cotidiana e nas mais variadas formas de luta e de sobrevivência.
2-(A)Os anarquistas, os comunistas e a Frente Negra Brasileira
3-(D) Uma renovação da pedagogia católica, produzindo uma aproximação entre reformadores e católicos.
4-(D) Para a aplicação desse método, o educador propôs círculos culturais ao invés das escolas e coordenadores de debates no lugar dos professores, rompendo a relação hierarquizada entre professores e alunos.