• Matéria: Ed. Física
  • Autor: rodrigoakerber
  • Perguntado 7 anos atrás

relações entre as práticas corporais e a sua relação com a ética e a moral O que é necessário para que isto ocorra? O que é necessário para nossa conduta nas aulas?


rodrigoakerber: pfv to esperando 500 anos
rodrigoakerber: pra alguem responder
rodrigoakerber: fazer um resumo sei la

Respostas

respondido por: zaycallerinha
7

Resposta:

DO CORPO TEÓRICO AO CORPO PRÁTICO

Entendemos que o ensino da Educação Física ocorre através de uma transmissão de significados ao corpo, que durante a realização das atividades o corpo por sua vez tem a capacidade de ressignificar, em seu dia-a-dia, este é o primeiro e mais importante ponto de manifestação, pois corresponde a sentidos próprios de vida e não simplesmente àqueles que são ordenados pela escola. Sendo assim, “um novo estilo de ciência e do fazer pedagógico está emergindo, pelas nossas mãos, pelos nossos corpos e pelas nossas mentes” (ALMEIDA, 2001, p. 25).

Com isso ao mobilizar o educando, temos por em evidência a motivação, a conscientização, a criticidade e a criatividade através de suas atividades corporais que para a Educação Física no Ensino Fundamental 1º e 2º ciclos permite aos educandos a movimentação, não de aptidões específicas, mas, sobretudo contribui para o desenvolvimento da personalidade, auxiliando em sua educação de maneira íntegra e crítica, oportunizando assim que sejam pessoas capazes de usufruir a Educação Física, analisá-la e compreendê-la em toda a sua amplitude, adquirindo uma consciência no meio em que está inserido.

Ainda que fique claro, as práticas corporais nas aulas de Educação Física necessitam de mudanças, pois na maioria das vezes vem permeada por práticas excludentes, fazendo-se limitada, vazia e sem significados, importando-se mais com incapacidades do que capacidades, sendo assim “ [...] essa realidade contribui para a não valorização da disciplina, enquanto área de conhecimento, que possui reais objetivos educativos, fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo [...] (GONÇALVES 2002, p.03).

4.1.1 CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA: Os conteúdos em movimento.

O trabalho dos professores e professoras de Educação Física Escolar no primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental requer ações pedagógicas que sejam possíveis de incluir significados e construção de novos saberes quanto a teorias e práticas realizadas durante as aulas, possibilitando ao educando a compreensão daquilo que esta sendo feito, viabilizando com isso associar os conhecimentos corporais anteriores com as ações que recebem. É possível que tomando como ação esta postura pedagógica o aluno perceba e encontre sentido nas ações corporais que realiza dentro da escola.

Com isso não basta simplesmente dizer o que deve ser feito nas aulas, para que o educando reproduza como mencionado, onde segundo Libâneo (1985 p.39) “são realidades exteriores ao aluno que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários as realidades sociais”

Ainda reportando-se a Libâneo advogamos que

Os conteúdos de ensino emergem de conteúdos culturais universais, constituindo-se em domínio de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade e reavaliados, permanentemente, em face da realidade social

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO, SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO

Perguntas similares