Imagine que você está jogando futebol com um amigo sedentário e que eventualmente sofre de crises de asma. Nos momentos de crise, seu amigo utiliza um fármaco broncodilatador que possui ação rápida para o alívio dos sintomas, contudo, neste dia ele esqueceu o medicamento dentro do carro, no estacionamento do campo de futebol. Quase ao final do jogo, seu amigo – já apresentando sinais de cansaço – começa a ter dificuldade para respirar, após ter corrido rapidamente para receber a bola. Como ele esqueceu o medicamento no carro, passam cerca de 5 minutos até que ele tenha acesso ao broncodilatador e volte a respirar normalmente. Apesar de ter superado a crise de asma, seu amigo está sentindo muita fadiga muscular.
Informações:
• Pessoas sedentárias possuem menor quantidade de mitocôndrias do que pessoas que praticam atividade física regularmente.
• Tanto o lactato quanto o piruvato são liberados para a corrente sanguínea, sendo que a razão lactato/piruvato no sangue é de aproximadamente 25:1.
• Embora o equilíbrio da reação da lactato-desidrogenase favoreça a produção de lactato, o fluxo ocorre no sentido oposto se a razão NADH/NAD+ está baixa.
Levando em consideração o seu conhecimento em bioquímica, avalie como está a razão NADH/NAD+ na célula, e como está a razão lactato/piruvato no sangue. Além disso, aponte ao seu amigo quais medidas ele deveria tomar para evitar crises de hipóxia e fadiga muscular exacerbada.
Respostas
A situação do enunciado fala sobre um rapaz que teve uma crise de asma e paós isso passou a ter fortes dores musculares.
Isso ocorreu porque com a falta de oxigênio da respiração, o corpo passou a utilizar o oxigênio presente nos muculos, cujo produto é o ácido pirúvico ou piruvato, que se deposita nos músculos, causando dor.
Tal fato é bastante comum nas pessoas também sedentária que tem uma baixa capacidade respiratória.
Assim, a razão razão NADH/NAD+ e lactato/piruvato no sangue encontram-se altas.
Uma forma de diminuir a hipoxia é fazendo exercícios respiratórios contínuos.
espero ter ajudado!
Resposta:
No músculo esquelético, a produção de lactato ocorre quando a necessidade de produção de ATP excede a capacidade da mitocôndria para fosforilação oxidativa. Durante a atividade física de alta intensidade, a demanda por ATP excede a taxa que a cadeia de transporte de elétrons e o ciclo do ácido cítrico podem produzir ATP a partir de fosforilação oxidativa. Em indivíduos sedentários, esse processo ocorre ainda mais rápido devido a menor quantidade de mitocôndrias presente no músculo desses indivíduos. Desta forma, a completa oxidação do piruvato a CO₂ encontra-se diminuída, e a razão NADH/NAD+ alta na célula estimula a conversão de piruvato a lactato, aumentando a liberação de lactato na corrente sanguínea causando um aumento na razão lactato/piruvato no sangue.
O aumento nos níveis de lactato no sangue levam a uma diminuição do pH sanguíneo, o que causa fadiga muscular e dor. A crise de asma sofrida por seu amigo agravou a situação uma vez que a diminuição na disponibilidade de oxigênio estimulou ainda mais a liberação de lactato no sangue. Além disso, durante a crise de asma, a retenção de CO₂ pode causar acidose respiratória, pois o CO₂ retido interage com água para formar ácido carbônico (H₂CO₃), o qual se dissocia em H+ e bicarbonato, causando uma diminuição no pH sanguíneo.
Seu amigo deve ser aconselhado a fazer tratamento preventivo de longo prazo para as crises de asma, além de mudar seu estilo de vida sedentário a fim de aumentar o número de mitocôndrias e mioglobina no músculo esquelético, minimizando, assim, a necessidade de produção de ATP via glicólise anaeróbica.
Explicação: