• Matéria: Sociologia
  • Autor: soelydesouza99
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 3
[...] o medo se torna a primeira obrigação preliminar de uma ética da responsabilidade histórica. Jamais deveríamos confiar o nosso destino àquele que considere que essa fonte da responsabilidade, “o medo e o tremor” – naturalmente, jamais a sua fonte única, apesar de muitas vezes ela predominar, com razão, sobre as demais -, não seja suficientemente digna do status do homem. (JONAS, 2006)

MOTTA, Ivan Dias da. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá, 2020.

A partir da leitura do excerto de Hans Jonas (2006) e as explicações presentes na coletânea Conceituar, analise as assertivas a seguir:

I. Para Jonas, o medo é uma obrigação ética.
II. É necessário temer a finitude e a repetição das tragédias humanas.
II. A dominação da natureza pela tecnociência garante liberdade, igualdade e fraternidade.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.

Alternativa 2:
III, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: mirtesmkt
9

Resposta:

Na obra de Hans Jonas (2006), compreendemos que

A Ética pode ser construída não só a partir da esperança de um mundo melhor, mas a partir do medo fundamental da finitude e da repetição dos perigos e tragédias que fizeram parte da história humana;

Não se pode confiar nas promessas das utopias da modernidade, que imaginaram nosso tempo como aquele que, ao dominar a natureza pela tecnociência, garantiria liberdade, igualdade e fraternidade a todos os seres humanos. Não foi essa a constatação histórica do século XX e XXI. A promessa de direitos humanos universais sucumbe, diante da realidade de bilhões de seres humanos, excluídos do sistema de consumo e dos avanços tecnológicos e científicos;

O tempo longo das promessas de realização da felicidade, por meio de direitos, é contrastado pelo tempo da urgência dos excluídos, que morrem antes de ter acesso ao direito de consumir e até mesmo aos seus direitos básicos.


tati8232: Nesta questão respondi I e II apenas , pois conforme o paragrafo abaixo , diz que NÃO se pode confiar nas promeças da utopia...
tati8232: contradizendo a assertiva III que Garante liberdade, fraternidade,e igualdade...
respondido por: crisbegido
5

Resposta:

R: l,ll e lll

Explicação:

Na obra de Hans Jonas (2006), compreendemos que

A Ética pode ser construída não só a partir da esperança de um mundo melhor, mas a partir do medo fundamental da finitude e da repetição dos perigos e tragédias que fizeram parte da história humana;

Não se pode confiar nas promessas das utopias da modernidade, que imaginaram nosso tempo como aquele que, ao dominar a natureza pela tecnociência, garantiria liberdade, igualdade e fraternidade a todos os seres humanos. Não foi essa a constatação histórica do século XX e XXI. A promessa de direitos humanos universais sucumbe, diante da realidade de bilhões de seres humanos, excluídos do sistema de consumo e dos avanços tecnológicos e científicos;

O tempo longo das promessas de realização da felicidade, por meio de direitos, é contrastado pelo tempo da urgência dos excluídos, que morrem antes de ter acesso ao direito de consumir e até mesmo aos seus direitos básicos.

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