O látex é obtido de uma árvore originária da Amazônia e hoje em dia bem adaptada à região sudeste do Brasil, na Malásia e na Indonésia, a Hevea brasiliensis. Para se chegar à matéria-prima passível de ser utilizada, o látex é submetido a um processo de vulcanização na presença de enxofre e após, para redução da temperatura, é necessário adicionar substâncias como tiurano, o mercaptobenzitiazol e carbamatos. O produto de vulcanização constitui matéria-prima para a fabricação de diversos objetos de uso médico hospitalar como garrotes, cateteres, bolsa coletora de diurese, equipos de soro, luvas, êmbolos de seringas, tampas de frascos de medicamentos. A sensibilização pelo látex ocorre quando há contato repetitivo, estimando-se ser necessária uma exposição de seis meses a quinze anos para o seu desenvolvimento. A exposição ao antígeno pode ocorrer por diferentes vias, como cutânea, percutânea, mucosa e parenteral. NUNES, Débora Cabral. Alergia ao Látex: Análise da Produção Científica dos Enfermeiros. Rev. SOBECC, São Paulo. out./dez. 2013; 18(4): 26-37. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2020. Nesse contexto, em relação a alergia ao latex, avalie as afirmações a seguir:
Respostas
Alergia ao látex é uma reação às proteínas presentes no látex de borracha natural, encontradas em muitos produtos médicos.
Objetos de látex também podem causar dermatite ou eczema de contato, que é um tipo diferente de reação alérgica do que a alergia típica. Essas dermatites geralmente não são devidas ao próprio látex, mas a produtos adicionados a ele no processamento industrial.
O látex contém vários componentes; alguns deles são proteínas. As proteínas são aquelas que produzem alergias. O paciente alérgico identifica essas proteínas (alérgenos) como estranhas e produz anticorpos específicos contra essas proteínas do látex.
Uma vez que a pessoa alérgica tenha contato com o látex, esses anticorpos podem desencadear uma reação inflamatória com a liberação das substâncias responsáveis pelas manifestações alérgicas (urticária, tosse, espirros, por exemplo).
I. O látex está relacionado a hipersensibilidades dos profissionais de saúde.
II. O látex pode ser encontrado em luvas, que são equipamentos de proteção individual comuns aos profissionais da saúde.
III. Devido aos agentes químicos utilizados na síntese do látex, associa-se esse agente no desenvolvimento de hipersensibilidade.
IV. Os casos de alergia ao látex têm sido cada vez mais relatados e as manifestações clínicas variam de dermatite de contato (a mais comum e que não é imunologicamente mediada) à reação
anafilática clássica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.