Respostas
Resposta:
No que se refere às características principais e aos aspectos gerais da União Europeia, podemos destacar os seguintes pontos:
a) Livre circulação de mercadorias: Desde 1993 que a União Europeia não impõe nenhum tipo de barreira para o deslocamento de mercadorias entre os seus países-membros. Assim, todo produto do bloco fabricado internamente não conhece nenhum tipo de barreira alfandegária ou cobrança de impostos, o que favorece tanto as indústrias e o comércio local quanto as grandes companhias multinacionais que se instalam em qualquer um dos países.
b) Livre circulação de pessoas: Esse é um projeto presente entre os países europeus desde a década de 1950 e que se consolidou totalmente com o Tratado de Maastricht, em 1992. Com isso, a população residente do bloco pode livremente se movimentar entre os países-membros, embora tal integração tenha sido acompanhada por uma forte política de controle de imigrantes estrangeiros, conforme a Convenção de Schengen, que diferencia a população europeia da população não pertencente ao bloco europeu.
c) Adoção de uma moeda única (zona do euro): Também com o Tratado de Maastricht, a União Europeia estabeleceu a criação de uma moeda única entre os seus membros, o euro, com a consequente criação de um Banco Central Europeu (BCE). No entanto, não são todos os membros da UE que adotam o euro: Reino Unido, Dinamarca e Suécia não optaram por essa possibilidade, fazendo com que os demais países sejam denominados como pertencentes à zona do euro.
d) Parlamento Europeu: O grau de organização da UE permite, até mesmo, a existência do Parlamento Europeu, sediado em Estrasburgo, com eleições periódicas e com funções legislativas. Além disso, o organismo coopera com o Conselho Europeu na tomada de decisões e atua no sentido de assegurar a máxima democracia dentro do bloco econômico.